Mortes de motociclistas aumentam 144% em Aracaju e região metropolitana
BPTRAN aponta imprudência e fatores econômicos como principais causas e anuncia reforço na fiscalização e ações educativas Cotidiano | Por F5 News 11/09/2025 13h36 - Atualizado em 11/09/2025 13h39 |O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), registou um aumento de 144% no número de mortes por acidente com motociclistas de janeiro a agosto de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado em Aracaju e na região metropolitana.
O levantamento realizado pelo batalhão, corresponde aos óbitos registrados no local do acidente. Em 2024 foram registrados 21 óbitos, onde 10 foram relacionados a motociclistas. Já em 2025 tivemos 34 óbitos, sendo 23 envolvendo condutores de moto um aumento em mais de 50% no número de óbitos. É um número que acende um alerta para os órgãos de fiscalização.
Em entrevista ao F5 News, o comandante do BPTRAN, Major Allan Jones destaca dois fatores responsáveis pelo elevado número de acidentes e como consequência os óbitos, o comportamental e o ecônomico. “O comportamental em relação a imprudência, principalmente relacionada ao excesso de velocidade, pois quanto maior a velocidade é maior a energia produzida durante o acidente e maior a probabilidade de ir a óbito. A questão econômica, vemos que muitas pessoas por questões na dificulde de conseguir um trabalho vai para informalidade, aluga ou compra uma moto para garantir uma renda”, explicou o major.
O major ainda complementa que para evitar os acidentes estão sendo intensificadas as ações de educação e fiscalização. “Temos atuado principalmente nas vias de grande fluxo e em todos os bairros da cidade, destacando que estamos preparando um mapa de fluxo de acidentes dividindo entre mais grave, moderada e leve, onde direcionaremos as nossas operações e ter uma eficácia maior na prevenção”, relatou.





