MPE firma TAC com as secretarias de Estado da Cultura e Comunicação
Recursos serão repassados diretamente às quadrilhas juninas Cotidiano 21/05/2012 11h46 |Por Fernanda Araujo
Objetivando disciplinar a forma de formalizar a prestação de serviços das quadrilhas juninas, durante os festejos de São João, será firmado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Secretaria de Comunicação e as quadrilhas juninas, para viabilizar repasse de recursos e a sua contratação. A partir de agora, as quadrilhas deverão ser representadas por pessoas físicas ou jurídicas através de nota fiscal e recolhimento de imposto ISS.
“O TAC a ser firmado disciplinará o repasse direto para as quadrilhas juninas e seus representantes, com base na lei 8.666/93 e instruções normativas editadas pela Controladoria Geral do Estado”, disse a promotora Ana Paula Menezes. Em face de uma ação movida contra a Liga de Quadrilhas Juninas (Liquaju), a qual recebia os recursos e repassava para as quadrilhas, o MPE recomenda que a transferência seja diretamente da Secretaria para as quadrilhas. “O que não pode é uma ONG (Liquaju) repassar para outras ONG’s (quadrilhas)”, confirma a promotora.
O TAC será celebrado, no próximo dia 29, com a presença do secretário de Comunicação, Carlos Roberto da Silva, da secretária de Cultura, Eloísa Galdino, e representações da Promotoria do Patrimônio Público. Para o presidente da Liquaju, Etelvan dos Santos, o TAC está de acordo. “São 32 quadrilhas ligadas à Liga. Não queremos dinheiro, entendemos que a Liga foi feita para representar as quadrilhas. E que os grupos culturais devem receber a verba e só apenas pagar a mensalidade à Liga”.
Concurso
Será publicado o edital, nesta semana, da seleção de projetos das quadrilhas juninas que receberão apoio financeiro entre R$ 3 mil a R$ 8 mil, com base na instrução normativa 06/2008 e parecer da Procuradoria do Estado de Sergipe. O recurso será repassado diretamente da Secretaria do Estado da Cultura. Para participar do concurso, as quadrilhas tiveram que apresentar um projeto composto pela quantidade de apresentações a serem realizadas, o custo de vestuário, como toda a proposta da quadrilha para a apresentação.
Pela necessidade de urgência da situação para as apresentações, a assessora jurídica da Secult, Aline Magna Cardoso, encaminhará ao MPE, contrato firmado com as empresas Agogô e Núcleo Produções, acompanhado da cópia do edital e do Parecer da Procuradoria Geral do Estado no exercício 2008, além da minuta do edital a ser publicado nesta semana para seleção das quadrilhas juninas até 23 de maio e o Parecer da Procuradoria Geral do Estado. Pela Funcaju foi dito que repassará, através de empresas privadas, os recursos para custeio das apresentações das quadrilhas juninas.
Leia também
Secult apresenta concurso de apoio às quadrilhas juninas
Foto: Fernanda Araujo


Doença é causada pelo parasita Schistosoma mansoni e ocorre quando a pessoa entra em contato com água doce contaminada

Ponto denunciado pela população será autuado por operar sem licença e pelas infrações ambientais

Prisão foi realizada no bairro Eduardo Gomes

Edital de seleção e credenciamento de consultoria especializada ad hoc para análise técnico-científica tem validade de 24 meses

Confira os números alternativos. Falha técnica foi identificada na operadora Oi