MST realiza ato em frente ao Incra
Cotidiano 17/04/2012 09h25 |Por Fernanda Araujo
O Movimento Sem Terra (MST) realiza manifestações em todo o país. É a Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária que em Sergipe, nesta terça-feira (17) são 300 trabalhadores representando o estado e interditando 14 pontos das rodovias federais por 21 minutos no período da manhã.
Nesse momento os manifestantes se encontram no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por tempo indeterminado para tentar negociar a pauta nacional. Segundo o dirigente estadual do MST, Esmeraldo Leal, várias injustiças são cometidas contra os trabalhadores. “Estamos aqui para chamar a atenção do Poder Judiciário, para lembrá-los da chacina de Eldorado de Carajás que hoje completa 16 anos de impunidade. Foram 19 trabalhadores assassinados no local e até agora ninguém foi punido”, ressalta.
Comemorando também o Dia Nacional da Luta Camponesa, 7 de abril, em homenagem ao atingidos pelo massacre de Eldorado, o MST completa a luta pela reforma agrária. “São dois subpontos: estamos reivindicando a liberação de recursos ao governo para as 11 famílias acampadas e espalhadas nas terras à alguns anos. Além disso, pedimos também, água, energia e escola para que as famílias tenham condições dignas de sobrevivência”, esclarece Leal.
Massacre
O Massacre de Eldorado de Carajás, como é conhecido, aconteceu no Pará, município de Eldorado dos Carajás, no dia 17 de abril de 1996. Em operação da Polícia Militar, foram 21 camponeses assassinados, sendo que 19 morreram no local. O dia foi instituído oficialmente como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária e Dia Internacional da Luta Camponesa.
Segundo os integrantes do movimento, mesmo após 16 anos de um massacre, que sofreu repercussão internacional, ninguém foi preso e os dois comandantes da PM condenados a 220 anos de prisão ainda permanecem soltos.
Foto: Ong Inclusão Social


Famílias podem pedir online até R$ 8,1 mil e parcela de R$ 50 mil

Quatro unidades habilitadas devem atender até 7 mil animais com consultas e castrações

Incluir na rotina atividade física e alimentação balanceada, manter conexões sociais e monitorar risco cardiovascular são práticas capazes de reduzir o risco de demência

Inscrições já estão abertas; confira editais

Excesso de informações e pressão diária causam ansiedade, irritabilidade e cansaço mental