Mulher trans acusa guarda municipal de transfobia na Câmara de Aracaju
Assessora da Secretaria de Políticas para Mulheres relata ter sido orientada a usar banheiro masculino Cotidiano | Por F5 News 11/11/2025 17h45 |A ex-conselheira tutelar e atual assessora técnica da Secretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Silvânia Santos, conhecida como Silvânia Mãozinha, denunciou ter sido vítima de transfobia durante uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju, onde participava como palestrante. O caso ocorreu na última sexta-feira (7), mas só foi divulgado nesta terça-feira (11).
Segundo o relato de Silvânia, ao pedir para usar o banheiro durante o evento, um guarda municipal a teria orientado a se dirigir ao banheiro masculino, mesmo após ela afirmar que utilizaria o feminino. O episódio, relatado por ela nas redes sociais, causou constrangimento e interrompeu momentaneamente sua participação na audiência.
Silvânia destacou que, apesar do apoio de alguns servidores da Câmara, ficou abalada com a situação e decidiu registrar a denúncia. Ela também agradeceu o apoio de instituições e movimentos que se manifestaram em solidariedade após o caso vir a público.
Em nota, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) informou que tomou conhecimento do relato por meio da imprensa e das redes sociais e classificou a atitude como “incompatível com os valores institucionais”. A corporação destacou ainda que Silvânia mantém há anos uma relação de diálogo e colaboração com a instituição.
A GMA afirmou que, assim que for oficialmente notificada, adotará as providências cabíveis para apuração rigorosa e que, de forma cautelar, o servidor envolvido será transferido para outra unidade até a conclusão do caso.
O comunicado ressalta que a Guarda desenvolve um Procedimento Operacional Padrão (POP) para padronizar abordagens e garantir respeito à diversidade. A nota finaliza afirmando que “qualquer conduta que viole a dignidade humana não possui aval da instituição” e reforça a orientação institucional de respeito a todas as pessoas.
