Operação Ferros-Velhos: Polícia Civil combate venda ilegal de cobre
Produtos com o material são furtados, geralmente, em empresas de serviços públicos Cotidiano | Por F5 News 25/08/2023 12h02 - Atualizado em 25/08/2023 14h00 |Nesta sexta-feira (25), a Polícia Civil de Sergipe deflagrou a “Operação Ferros-Velhos”, em conjunto com equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal de Aracaju, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) . A ação ocorreu em Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Estância e Nossa Senhora da Glória.
“O foco é na verificação de receptação de materiais metálicos e cobre decorrentes de furtos contra operadoras concessionárias do serviço público”, disse a coordenadora das delegacias de Aracaju, Nalile Castro.
“Em um dos locais, aqui na capital, fizemos a apreensão de um quantitativo de fio de cobre decorrente de postes de uma empresa concessionária de serviço público. O material está sendo recolhido porque foi reconhecido e o proprietário vai prestar declarações sobre o fato”, informa.
O tenente-coronel Jair Luiz, do Corpo de Bombeiros, diz que a corporação atua em fiscalizar as atividades comerciais, desde em orientações à verificação de regularidade de cada edificação. “Nós temos aqui um comércio simples, mas que armazena uma carga de incêndio muito alta”, explica.
“Estamos aqui notificando para que os proprietários busquem a regularização junto ao Corpo de Bombeiros. Nesse ferro-velho, identificamos que não existem sistemas preventivos e precisamos aqui de uma comprovação quanto à rede elétrica, por conta da atividade comercial de empilhamento de material combustível”, disse ainda Jair Luiz.
Apreensões
Conforme noticiou o F5 News, neste mês de agosto, a Polícia Civil recuperou 14 toneladas de ferro furtadas do sistema de dutos de transporte de uma empresa de petróleo em Carmópolis. Além desse material, ferramentas também foram apreendidas.
O portal também publicou, no dia 2 passado, que o dono de um ferro-velho chegou a ser preso. Outras apreensões também ocorreram nas cidades de Propriá e Neópolis.





