Operação Lei Seca durante o Pré-Caju 2013 aponta resultados positivos
Cotidiano 21/01/2013 15h29 |Por Adriana Meneses
Durante os dias 17, 18, 19 e 20 de janeiro, período em que aconteceu a prévia carnavalesca Pré-Caju, a Companhia de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (CPTran) realizou a Operação Lei Seca – com diversas blitze em pontos estratégicos de Aracaju. O objetivo foi orientar e fiscalizar o comportamento dos condutores no tocante ao uso de bebidas alcoólicas associado à direção veicular.
De acordo com o comandante da CPTran, o capitão Fábio Machado (foto), durante os dias do Pré-Caju foram realizados 727 testes com a utilização de bafômetros, sendo que dos motoristas que foram avaliados, 12 acabaram autuados por embriaguez ao volante. Ficou constatado um índice de teor alcoólico acima do permitido pela lei, e15 foram presos em flagrante.
Ainda de acordo com Fábio Machado, um dos pontos positivos da operação foi o fato de nenhum dos condutores terem se recusado a fazer o teste. Para o militar, a força das campanhas educativas relacionadas ao uso de álcool combinado com direção de veículos criou uma maior consciência entre os motoristas. “Podemos observar que as pessoas resolveram sair em grupos esse ano e sempre atendendo aquela dica de escolher o motorista da vez. Isso mostra que a massificação das campanhas através dos órgãos operadores do trânsito e da imprensa vem surtindo efeito”, disse.
Segundo Fábio Machado, a prova do resultado positivo das campanhas relacionadas à Lei Seca está nos números apresentados pela CPtran. Ele observa que, em 2013, apenas cinco acidentes de trânsito (sem vítimas fatais) aconteceram durante o Pré-Caju, o que seria o menor índice já registrado durante todas as edições anteriores do evento. “Na quinta-feira e no domingo, no horário que compreendeu o início do Pré-Caju até o final da manhã, não houve nenhum registro de acidente de trânsito, fato inédito desde a criação do Pré-Caju. Para nós os números apontam um resultado bastante satisfatório e positivo”, afirmou
Ainda durante as blitze, a CPtran identificou algumas pendências no quesito documentação. Foram recolhidas 24 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 12 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs).


Eleitores desses locais têm até o dia 3 de outubro para regularizar a biometria

Inscrições seguem até 21 de outubro no site da Fundação Carlos Chagas

Programa habitacional segue até 3 de outubro e é voltado a famílias de baixa renda

Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping

Denúncias anônimas ajudaram a polícia identificar a mulher, que foi presa em flagrante