Padrões de sono influenciam saúde mental, cognição e estilo de vida
Pesquisa revela cinco perfis distintos de sono e mostra como cada um se conecta ao bem-estar, comportamento e funcionamento do cérebro Cotidiano | Por Metrópoles 12/10/2025 20h00 |Um estudo conduzido por pesquisadores das universidades Concordia e McGill, ambas no Canadá, e publicado nessa terça-feira (7) no periódico PLOS Biology, identificou cinco perfis de sono que ajudam a explicar diferenças na saúde mental, no desempenho cognitivo e até na forma como o cérebro se organiza.
A pesquisa utilizou uma análise complexa de dados de 770 pessoas, feita pelo Projeto Conectoma Humano, combinando informações sobre sono, saúde física e mental, estilo de vida, cognição e imagens cerebrais.
O trabalho encontrou relações inéditas entre padrões de sono e um conjunto de fatores chamados de biopsicossociais, que envolvem aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
Cinco perfis que revelam os efeitos do sono na saúde
O primeiro perfil foi caracterizado pelo sono de má qualidade, associado a níveis mais altos de depressão, ansiedade e estresse. Essas pessoas relatam dificuldades frequentes para dormir e apresentam maior vulnerabilidade emocional.
O segundo perfil representa a resiliência do sono. Apesar de apresentarem sintomas psicológicos, como dificuldades de atenção, essas pessoas não relatam sono ruim. Esse grupo sugere que é possível lidar melhor com fatores mentais mesmo diante de desafios emocionais.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.





