Pele do bebê exige cuidados especiais no período da seca, diz pediatra
Por ser mais fina, sensível e permeável, a pele do bebê precisa de atenção especial, principalmente nos período mais secos Cotidiano | Metrópoles 16/08/2025 09h30 |No período da seca, que está se intensificando em várias regiões do país, são necessários cuidados especiais com a saúde, incluindo a da pele e principalmente a dos mais sensíveis: os bebês. A pediatra Geovanna Batista esclarece que a pele dos bebês é mais fina, mais permeável a substâncias externas e tem um sistema de defesa ainda imaturo, o que a torna mais vulnerável a irritações, alergias e infecções, o que pode piorar — e muito — com a secura.
Por essas características, os bebês ficam mais expostos a perda de líquidos e de hidratação pela pele. “Como ela é a nossa primeira barreira imunológica e física contra infecções, é importante manter a pele saudável, íntegra e hidratada de forma geral. As áreas expostas tendem a desidratar mais e sofrer mais com as consequências do período de seca”, ressalta a pediatra do Hospital Santa Helena, da Rede D’Or.
Como cuidar da pele do bebê na seca
Evite:
– O uso excessivo de sabonetes;
– Banhos quentes ou mais de um banho com sabonete ao dia;
– Uso de buchas ou esponjas de banho.
– Produtos que não são destinados à pele do bebê, como os com presença de derivados do petróleo, como o vaselina e óleo mineral, além dos disruptores endócrinos.
Leias mais no Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.





