Policiais civis participarão de curso para receber armas de fogo | F5 News - Sergipe Atualizado

Policiais civis participarão de curso para receber armas de fogo
Os policiais serão qualificados pela SSP e Comitê do Desarmamento
Cotidiano 15/03/2012 15h30 |


A Secretaria de Segurança Pública e o Comitê Sergipano da Campanha do Desarmamento realizam entre os dias 14 e 15 março, na sede da Academia de Polícia Civil (Acadepol), um curso que visa treinar policiais civis para receberem armas de fogo nas Delegacias do Estado. As armas serão entregues voluntariamente pela população mediante uma indenização em dinheiro que varia de R$ 100 a R$ 300. 

Durante o treinamento nesta quarta-feira, dia 14, os policiais conheceram a metodologia da Campanha do Desarmamento e também apresentaram sugestões para Sergipe voltar a ser destaque nacional no recolhimento voluntário de armas de fogo. De acordo os dados do Comitê, no ano de 2004, durante a Campanha Nacional do Desarmamento, Sergipe arrecadou 16.560 armas de fogo, proporcionalmente o maior número de armas retiradas das ruas em todo o Brasil. Naquele ano, em todo país, saíram de circulação 472.855 armas.

Com a diminuição do ritmo da campanha, o Ministério da Justiça percebeu que houve um incremento no número de homicídios e resolveu retomar a Campanha em todo Brasil. Em 2011, a população entregou as autoridades públicas, 30.867 armas de fogo. No mesmo período, a população sergipana entregou nos postos de recolhimento 232 armas. 

“Uma das metas do comitê é sensibilizar a população para entregar sua arma. A finalidade da Campanha do Desarmamento não é a prisão do portador e nem mesmo a apreensão da arma fogo. O objetivo é recolher o maior número possível de armas porque está mais do que provado que a arma de fogo é o principal meio utilizado para a pratica de homicídios e diversos outros crimes”, destacou a delegada Georlize Teles, que também é membro do Comitê do Desarmamento. 

Segundo os dados do Comitê, no Brasil, o homicídio é a terceira maior causa de mortes. No entanto, entre jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, os homicídios é a principal causa de morte. Outro dado revelador é que 67% das pessoas presas acusadas de homicídios não tinham passagem pela polícia. “A principal reflexão que tiramos disso é que uma pequena briga pode se tornar uma tragédia se o cidadão tiver uma arma em casa. Ele não possui habilidade suficiente para ter uma arma e geralmente acaba fazendo uma besteira”, reforçou a delegada. 

Postos de Recolhimento – Em Sergipe, a Polícia Civil resolveu concentrar os postos de recolhimento em algumas unidades específicas. Na Grande Aracaju, as unidades que receberão armas de fogo da população são as Delegacias Especial de Delitos de Trânsito (DEDT), Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copci), Delegacia Plantonista, Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) de Nossa Senhora do Socorro, além das 3ª DM (bairro Santos Dumont), 4ª DM (Augusto Franco), 5ª DM (Conjunto João Alves), 6ª DM (Conjunto Eduardp Gomes) e 9ª DM (bairro Santa Maria). 

No interior do Estado, as unidades aptas a receberem armas de fogo são a Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) de Estância, Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) de Lagarto, e Delegacias Regionais de Maruim e Propriá. 

Procedimentos para entrega

A pessoa interessada em entregar sua arma de fogo deve antes pegar uma Guia de Trânsito no site www.entreguesuaarma.gov.br. A Guia de Trânsito. após preenchida pelo proprietário da arma, vai autorizá-lo a transportar a arma de fogo desmuniciada e embalada até um posto de recolhimento mais próximo. 

O policial que receber a arma cadastrará os dados da arma entregue e gerará um protocolo de indenização e recibo. Feito este procedimento, o pagamento da indenização pode ser retirado em qualquer posto de autoatendimento do Banco do Brasil. O valor estará disponível um dia útil após a entrega.

 

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/ Ilustrativa
12/09/2025  20h00 Saiba por que você deve colocar sal na água ao cozinhar ovos
Ovos cozidos perfeitos exigem a técnica certa — e um dos truques tem a ver com a adição de sal na água. Confira detalhes
PMSE/Reprodução
12/09/2025  17h17 Mais de 5 kg de drogas e 300 munições são apreendidos em Aracaju
Duas mulheres são presas no Santos Dumont suspeitas de tráfico e posse ilegal de munições
Policia Civil/Reprodução
12/09/2025  17h09 Homem é preso por descumprir medida protetiva e agredir ex-companheira
Crime ocorreu durante festa em Monte Alegre; vítima foi hospitalizada em Aracaju
Seagri
12/09/2025  16h02 Crea-SE leva orientações sobre atuação do Conselho à ExpoGlória
Evento é uma das principais feiras agropecuárias do estado de Sergipe
Sergas/Ascom
12/09/2025  15h44 Parada programada afeta fornecimento de GNV em postos de Sergipe
Interrupção temporária ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro em alguns postos de Aracaju, Socorro e São Cristóvão

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado