Policiais civis protocolam projeto de Lei Orgânica | F5 News - Sergipe Atualizado

Policiais civis protocolam projeto de Lei Orgânica
Cotidiano 06/03/2012 11h22 |


Mirella Mattos

Os policiais civis, através de sua entidade representativa, o  Sinpol, protocolaram na manhã de hoje (06) o projeto de Lei Orgânica elaborado pela categoria, no Palácio dos Despachos. Conforme Antônio Moraes, presidente do sindicato, o documento é fruto de um trabalho da categoria desenvolvido ao longo de quase dois anos. “Esse projeto foi construído em um ano e meio com a participação da classe em reuniões e assembleias”, explica.

De acordo com Moraes, o projeto desenvolvido pelo grupo visa três eixos: a reestruturação da organização, o estabelecimento da carreira policial e a reformulação da categoria pensando exclusivamente no fortalecimento do órgão e sem pretensões salariais.

“A nossa proposta não tem pegadinha qualquer de salário. Esse momento é de fortalecer o órgão; reestruturar a organização; incentivar o policial com o estabelecimento de uma carreira, já que no atual sistema não há incentivo algum para o policial, e reformular a Corregedoria, estabelecendo então a maneira como esse órgão vai agir até para que evitemos também as perseguições”, afirma.

Segundo Moraes, com o estabelecimento da Lei Orgânica o atual sistema passaria por uma divisão. “Ao invés de um mesmo departamento ser responsável pelo registro de ocorrências e investigações, o que acaba deixando os inquéritos relegados, nós teríamos um departamento policial comunitário e um departamento para conduzir investigações”, elucida.

Ainda sobre a carreira, Moraes diz ter percebido uma inversão de valores devido à desvalorização da profissão.  “Antigamente os policiais tinham como bico fazer segurança de bares ou festas. Hoje o bico é ser policial, isso porque cada vez mais os policiais estão investindo em cursos de graduação, em que possam obter não só retorno financeiro mas possam ser valorizados como profissionais. Então, temos hoje muitos policiais que são engenheiros, arquitetos e advogados e isso tudo porque não há incentivo para ele crescer dentro da carreira policial”.

Mais Notícias de Cotidiano
Seagri
12/09/2025  16h02 Crea-SE leva orientações sobre atuação do Conselho à ExpoGlória
Evento é uma das principais feiras agropecuárias do estado de Sergipe
Sergas/Ascom
12/09/2025  15h44 Parada programada afeta fornecimento de GNV em postos de Sergipe
Interrupção temporária ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro em alguns postos de Aracaju, Socorro e São Cristóvão
SSP/Ilustrativo
12/09/2025  15h40 Mulher condenada por estelionato é presa em Aracaju após desativar tornozeleira
Detida de 34 anos estava foragida e aguardará audiência de custódia antes de ser encaminhada ao sistema prisional
Ascom
12/09/2025  15h10 Iguá Sergipe inicia obras de R$ 6 mi no abastecimento em Socorro
Intervenções na Taiçoca devem durar seis meses e beneficiar 118 mil moradores
Reprodução/SSP
12/09/2025  14h28 Homem é preso por homicídio qualificado em Pirambu
O suspeito teria utilizado uma "gravata" para imobilizar a vítima e afogá-la em riacho

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado