'Por um envelhecer feliz' é tema de evento no Dia do Idoso
Cotidiano 01/10/2012 15h14 |Por Fernanda Araujo
‘Por um Envelhecer Feliz’, o Conselho Estadual do Idoso vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc) realizou um evento em homenagem ao Dia Internacional do Idoso nesta segunda-feira (1).
“Neste dia queremos conscientizar que o idoso precisa se envolver com a sociedade, porque o idoso não deixa de contribuir de alguma forma para a construção da sociedade. Portanto, hoje estamos comemorando os idosos que, muitas vezes na condição de pai, mãe e avós passam desapercebidos na própria família. Hoje é um dia de demonstrar que o idoso, em Aracaju e no mundo, é um agente participativo da sociedade”, conta a secretária adjunta da Sedhuc, Celma Amorim.
Uma palestra sobre como envelhecer com felicidade e saúde interior foi ministrada aos presentes pelo piscólogo Jorge Antônio Rodrigues Barbosa. Ele explica que para ter felicidade na velhice é preciso, acima de tudo, estar bem consigo mesmo. “De tantas coisas eu penso que primeiro é a pessoa se perceber. Ou seja, o ser humano é uma entidade única, tem que se conhecer, saber as suas qualidades, a sua capacidade. Segundo, aceitar o limite que impõe a sociedade e que a própria vida impõe. Quando eu aceito o limite eu vivo melhor e não penso em estrapolar. Terceiro, viver a emoção, ou melhor, se emocionar. O ser humano é emoção, não é máquina”, afirma.
Uma pesquisa do IBGE apontou que até o ano de 2025 o Brasil atingirá a população de cerca de 33 milhões de idosos. Segundo a promotora Berenice Melo, da Promotoria de Defesa do Idoso e Pessoas com Deficiência do Ministério Público Estadual de Sergipe, a melhor idade tem sofrido inúmeras violências dentro da sua própria casa. E destacou o Salve Idoso, um programa que envolve uma rede de proteção formada pelo MPE.
“Queremos que todos os idosos tenham uma vida digna e feliz. Lembremos também dos idosos que sofrem violência em casa. Com isso destaco o Salve Idoso que tem ajudado a muitos. São muitos os números de denúncias que vem ao Minitério Público de violência contra idosos. Estou vigilante com essas questões e com os direitos desses cidadãos”, resume.


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo