Prefeito lança licitação de transporte coletivo urbano
Cotidiano 18/04/2012 12h07 |Por Mirella Mattos
Em coletiva realizada nesta manhã (18), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, lançou o edital de licitação para o transporte público da capital sergipana. Em seu discurso de abertura, o prefeito destacou o pioneirismo da sua gestão na iniciativa.
“Se passaram 40 anos para isso acontecer. Desde que surgiu a necessidade de a cidade ter um transporte urbano, coletivo, nunca a cidade teve um transporte legalizado, licitado”, declara Nogueira.
Segundo o prefeito, além da publicação em Diário Oficial, realizada também nessa manhã, a licitação também foi divulgada no jornal carioca O Dia, seguindo assim os parâmetros de toda grande licitação.
Edital
Nogueira informou que a partir das 8h da quinta-feira (19) o edital já estará disponibilizado para as empresas que quiserem participar do processo licitatório. Dentre os pré-requisitos obrigatórios para a participação estão: a disponibilização por parte da empresa vencedora de 120 ônibus novos, devendo o restante da frota ter idade média de cinco anos durante todo o período de contrato e metade da frota ser adaptada para portadores de necessidades especiais; seguir os parâmetros de mobilidade urbana estabelecidos pela Lei 8866 e iniciar a operação 90 dias após o fim da licitação.
O prefeito anunciou ainda alguns outros avanços para serem postos em prática no transporte urbano da capital a exemplo de integração temporal (a ser posta em prática 180 dias após o início do trabalho da nova empresa), sistema de bilhetagem eletrônico, monitoramento via GPS em todos os veículos da frota, assim como câmeras e o estabelecimento de número mínimo de passageiros por metros quadrado. “Em horário de pico deverão ser seis passageiros; fora do horário de pico, quatro e nós vamos controlar isso”, antecipou.
Nogueira diz ainda que a intenção da prefeitura é escolher a empresa que apresentar a melhor técnica. “Levamos em conta a questão da técnica e o preço, mas a prioridade será a técnica porque queremos oferecer o melhor serviço possível para a população”, explica e acrescenta que o contrato deverá ser assinado até o mês de outubro.


Famílias podem pedir online até R$ 8,1 mil e parcela de R$ 50 mil

Quatro unidades habilitadas devem atender até 7 mil animais com consultas e castrações

Incluir na rotina atividade física e alimentação balanceada, manter conexões sociais e monitorar risco cardiovascular são práticas capazes de reduzir o risco de demência

Inscrições já estão abertas; confira editais

Excesso de informações e pressão diária causam ansiedade, irritabilidade e cansaço mental