Primeiro enfermeiro do Trabalho do Estado recebe título na Assembleia
Título foi proposto pelo deputado Francisco Gualberto (PT) Cotidiano 07/11/2011 18h45 |Por Sílvio Oliveira
O plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe ficou lotado, nesta segunda-feira (07), para prestigiar a outorga do título de cidadão sergipano ao cearense José Ramiro Araújo, primeiro enfermeiro a exercer a atividade na área do Trabalho em Sergipe. A propositura foi do deputado e líder do governo na assembleia, Francisco Gualberto (PT).
Para o deputado propositor, conceder o título a José Ramiro de Araujo é um reconhecimento ao operário que contribuiu por mais de 29 anos ao desenvolvimento econômico e social do Estado. “Trata-se de um operário da Fafen, que há mais de 20 anos contribui com aspectos políticos e sociais no Estado. É um enfermeiro, professor, de total dedicação aos trabalhadores”, afirmou Gualberto.
Presente a sessão especial, o deputado Antônio dos Santos (PSC) destacou que o título é uma forma de dizer ao novo cidadão sergipano que ele é bem-vindo e é também um convite para continuar.
No discurso de recebimento do título de cidadão, José Ramiro enalteceu a questão da migração dos nordestinos para o Sudeste, que como ele, em 1976, mudou-se do Ceará para São Paulo a procura de dias melhores, vivendo durante seis anos na capital paulista onde começou as atividades na área da Enfermagem do Trabalho.
Ele agradeceu a 17ª Legislatura da Assembleia que votou pela concessão do título e a todos os presentes, em especial, aos amigos, filhos e familiares. “Resta-me pensar se mereço. Porém, quem deve julgar isso não sou eu, são meus amigos. ‘Há amigos mais chegados que um irmão’, já dizia Salomão. Eles sabem quem somos e podem decidir que tipo de reconhecimento merecemos”, parafraseou, na fala de agradecimento.
José Ramiro Araújo é cearense da cidade de Santa Quitéria, foi casado com a também enfermeira Paula Vanessa Rodrigues Araújo por 29 anos e com ela teve três filhos. Formado pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Sobral (CE), mudou-se para São Paulo e, logo após, veio fixar residência em Sergipe, em agosto de 1982, para trabalhar na antiga Nitrofértil, empresa subsidiária da Petrobras.
Em Sergipe, além de ser enfermeiro do Trabalho concursado da Fafen e da Petrobras, também prestou concurso para o Hospital João Alves Filho e foi professor e coordenador dos trabalhos práticos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe.


Melhorias incluem passarela, monumentos restaurados, áreas para fotos e quadras esportivas

Na casa de um dos suspeitos foram encontrados 300 gramas de maconha

Giulia Oliveira Pardo participou, em 2016, do Parlamento Jovem Brasileiro

Iniciativa diminui o tempo-resposta das ocorrências de urgência e emergência no estado

Colisão com motocicleta deixou uma criança, um adolescente e o avô mortos; condutor fugiu do local e foi detido nesta quinta-feira