Profissionais denunciam superlotação e setor improvisado no Hospital de Socorro | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Profissionais denunciam superlotação e setor improvisado no Hospital de Socorro
Enfermeiros relatam criação de área não oficial, com o dobro da capacidade permitida, falta de estrutura e risco à segurança dos pacientes internados
Cotidiano | Por F5 News 07/04/2025 15h45 - Atualizado em 07/04/2025 16h11 |


Membros da equipe de enfermagem do Hospital Regional José Franco Sobrinho, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro (SE), na Grande Aracaju, denunciaram ao F5 News a situação de superlotação e precariedade na unidade de saúde.

Segundo os relatos, um setor improvisado — conhecido internamente como “área azul” — está funcionando sem respaldo oficial da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o dobro de pacientes suportado pelo espaço.

“Esse setor está sempre superlotado. Hoje temos 11 pacientes internados, sendo que o correto seria, no máximo, cinco. E o pior: esse setor nem existe na planilha oficial da Secretaria. Foi inventado por um gestor que nem trabalha mais aqui”, relatou uma das enfermeiras da unidade, que preferiu não se identificar.

A profissional destaca que a chamada “área azul” recebe pacientes com diversas patologias que, em condições normais, deveriam estar internados na Clínica Médica — setor também em colapso por excesso de demanda.

“Agora mesmo, um paciente foi a óbito. É lamentável, mas infelizmente se tornou comum. O ambiente é apertado, com um paciente praticamente em cima do outro, sem espaço físico adequado e apenas um banheiro para todos os internados, inclusive os da porta de entrada”, denuncia.

Outro ponto de preocupação é a falta de privacidade para os cuidados básicos. Segundo a profissional, o setor conta com câmeras em áreas sensíveis, como o local destinado ao banho dos pacientes, onde não há qualquer privacidade.

Ainda de acordo com a denúncia, os 11 pacientes da área azul estão internados desde a última quinta-feira (3), o que, para os profissionais de saúde, agrava ainda mais o quadro de insalubridade e riscos à segurança dos atendidos.

O F5 News entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para buscar um posicionamento oficial sobre as denúncias, que através de uma nota, informou que o novo sistema de prontuário eletrônico está em fase de implantação no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, e a equipe de saúde segue em processo de adaptação. 

"Paralelamente, a unidade segue recebendo uma alta demanda de atendimentos que, em sua maioria, são pacientes com quadro clínico de menor gravidade, que poderiam buscar assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ressaltamos que o hospital prioriza o atendimento a pacientes com classificação verde, amarela e vermelha, considerados de maior gravidade", afirmou a pasta.

"A implementação do prontuário eletrônico do paciente representa um avanço significativo, garantindo mais segurança, agilidade e eficiência no registro das informações médicas", acrescentou a SES.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Jefferson Rudy/Agência Senado
14/09/2025  17h02 Falta de água: Deso conclui manutenção na Adutora do São Francisco
Freepik/ Ilustrativa
14/09/2025  16h00 Solidão causa quase 1 milhão de mortes por ano, diz OMS
Freepik
14/09/2025  14h30 Chá anti-inflamatório rico em magnésio ajuda a prevenir a diabetes
Freepik/Ilustrativa
14/09/2025  11h07 Prefeitura de Aracaju disponibiliza carros-pipa em três bairros afetados
SSP/Ilustrativo
14/09/2025  08h57 Casal é preso por suspeita de tentativa de homicídio em Boquim

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado