Impacto humano nos oceanos dobrará até 2050, afetando vida marinha
Estudo mostra que a intervenção humana no ecossistema marinho terá efeitos mais rápidos do que se previa anteriormente Entretenimento | Por Metrópoles 14/09/2025 16h00 |O futuro do ecossistema marinho é preocupante. Um novo estudo mostra que as pressões das atividades humanas combinadas com as mudanças climáticas estão destruindo os oceanos e podem dobrar os impactos no ecossistema marinho até 2050.
A atividade pesqueira indiscriminada, a poluição por plásticos e o uso para bem-estar e turismo estão entre as atividades que vêm prejudicando a saúde dos oceanos.
Halpern trabalhou com a equipe da UCSB, dos Estados Unidos, em parceria com pesquisadores da Universidade Nelson Mandela, na África do Sul. O resultado do estudo foi publicado na última quarta-feira (4), na revista científica Science.
O objetivo da investigação era entender como estarão os oceanos no futuro. Para isso, os pesquisadores mapearam 20 habitats marinhos distintos, com uma resolução de 10 km, calculando de que forma os efeitos cumulativos –alterações no clima, poluição, pesca e outros – afetariam os locais. Foram simulados dois cenários sobre os possíveis impactos.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.





