Projeto da UFS oferece 16 vagas em escola de socioeducação de SE
Docentes, mestres, mestrandos e doutorandos podem se inscrever até esta sexta-feira, 18 Cotidiano 17/07/2025 11h11 |Estão abertas duas seleções públicas para atuação na Escola Estadual de Socioeducação de Sergipe, projeto desenvolvido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).
Ao todo, os editais oferecem 16 vagas, sendo oito para docentes formadores e oito para facilitadores. As inscrições seguem até esta sexta-feira, 18 de julho.
A iniciativa integra a Política Nacional de Formação Continuada para o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e tem como objetivo qualificar profissionais que atuam na socioeducação no estado.
Vagas para docentes formadores:
O edital para docentes seleciona profissionais com experiência comprovada em áreas como socioeducação, justiça juvenil, direitos humanos, práticas restaurativas, educação popular, gênero e diversidade. Os selecionados vão atuar como formadores(as) em cursos de formação continuada promovidos pela Escola Estadual de Socioeducação.
As atividades podem ocorrer de forma presencial ou remota, com carga horária de até 45 horas, conforme o cronograma da coordenação do projeto. Os conteúdos abordam temas como:
• Gestão socioeducativa
• Segurança e direitos humanos na socioeducação
• Saúde, drogadição e adolescência
• Gênero e diversidade no atendimento socioeducativo
• Práticas restaurativas e mediação de conflitos
• Indicadores e avaliação no atendimento socioeducativo
• Metodologias pedagógicas e educação popular
• Projeto político-pedagógico e processos formativos
• Prevenção e combate à tortura no sistema socioeducativo
As inscrições devem ser feitas até 18 de julho, com envio de documentação para o e-mail escolasocioeducacaodesergipe@gmail.com, com o assunto: Inscrição – Docente EES – SE.
Vagas para facilitadores
O segundo edital seleciona oito facilitadores, com contrato inicial de seis meses, renovável. Podem participar mestres, mestrandos e doutorandos em áreas relacionadas à socioeducação. O valor bruto do contrato é de R$ 6.875,00, mediante entrega de produtos e relatórios mensais.
As atividades serão realizadas no turno da manhã ou da tarde, no campus de São Cristóvão da UFS.
As inscrições devem ser feitas até 18 de julho, também por e-mail, para escolasocioeducacaodesergipe@gmail.com, com o assunto: Inscrição – Facilitador EES – SE.
A lista preliminar de inscrições deferidas será divulgada na próxima segunda-feira, 21 de julho.
Fonte: Ascom UFS





