Quaresma: saiba o que é, como se caracteriza e o que representa | F5 News - Sergipe Atualizado

Fé e religião
Quaresma: saiba o que é, como se caracteriza e o que representa
Padre sergipano explica que é um período de penitência e reconciliação com Deus
Cotidiano | Por F5 News 05/03/2025 14h53 |


A quaresma chegou! A partir desta quarta-feira (5), fiéis católicos de todo mundo atravessam por um processo de 40 dias, nos quais eles vivenciam um período de penitência, arrependimento, purificação, conversão e reconciliação com Deus.

O F5 News conversou com o Padre Adan Mauricio Santos da Silva, pároco da Paróquia São João Batista em Areia Branca (SE). Ele considera esse momento como um tempo de combate pessoal aos próprios vícios, de libertação e de retiro espiritual.

“Penso que a Quaresma é uma oportunidade de revisarmos nossa vida, de manifestarmos a Deus nosso arrependimento pelos pecados cometidos, de pedirmos perdão e nos reconciliarmos com ele, de darmos passos rumo a nossa santificação e salvação”, afirma o padre.

Sobre como funciona todo o processo quaresmal, o pároco descreve que a igreja católica possui um calendário religioso, denominado "ano litúrgico", o qual se divide em tempos litúrgicos, orienta a organização das várias celebrações durante o ano civil e possui dois grandes tempos:  o natal (festa da encarnação do verbo) e a páscoa (festa da ressurreição de Jesus). Para cada um desses tempos, há um período de preparação: advento - tempo de preparação para o natal; quaresma - tempo de preparação para a Páscoa.

“O tempo quaresmal teve início lá pelo século IV d. C. Inicia-se na Quarta Feira de Cinzas, um dia após o carnaval, e se estende até a quinta-feira da semana santa. Durante esse tempo a igreja se reveste da cor roxa, evita o uso de flores e o toque dos sinos, e motiva os fiéis a penitência e conversão”, detalha o sacerdote ao portal.

O pároco ainda explica que o tempo quaresmal está apoiado em três pilares: oração, penitência (jejum e abstinência) e caridade. “É também um tempo que nos ajuda a mergulhar no mistério da Paixão de Cristo, para tomarmos consciência do que Cristo sofreu livremente para nos salvar”, afirma.

“Que verdadeiramente amemos a Deus e a Ele busquemos, adoremos e sirvamos com alegria”, completa o padre Adan Maurício ao portal F5 News.

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação
16/09/2025  14h17 OAB/SE promove I Fórum das Cidades Sergipanas
 Pixabay/Ilustrativo
16/09/2025  14h17 Covid: estudo revela caso de homem que ficou 776 dias com a doença
PMSE
16/09/2025  14h10 Discussão familiar termina em morte e ferido em Ribeirópolis
Marcello Casal JR / Agência Brasil
16/09/2025  13h47 Cartão do SUS será unificado com dados de CPF do usuário
MPSE
16/09/2025  11h31 Ministério Público de Sergipe lança Edital para IV Concurso Público

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado