Realidade dos médicos e da saúde é debatida em Sergipe
Cotidiano 28/09/2012 12h28 |Por Elisângela Valença
A diretoria executiva da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) está reunida em Sergipe. Em pauta, a realidade dos médicos e da saúde no Brasil. Segundo o presidente da Fenam, Geraldo Ferreira, existe uma crise instalada na saúde do Brasil. “Equipes incompletas em unidades básicas de saúde; em alguns lugares, a cobertura não chega a 40% e, em outros, faltam médicos. Unidades sem infraestrutura, falta de vagas em UTI, falta de material e equipamentos”, enumerou Geraldo. “Sem contar as condições de trabalho ruins e baixos salários”, acrescentou.
Na parte da tarde, a equipe deve visitar uma unidade de Programa de Saúde da Família (PSF) e uma unidade de urgência e emergência. Esta é a primeira visita oficial da Fenam a Sergipe. “Temos viajado para diagnosticar a realidade em que os Estados vivem. Os problemas são comuns à maioria deles. A saúde vive uma crise nacional”, disse Geraldo.
À noite, acontece a posse da nova diretoria da Federação Nordeste dos Médicos, regional da Fenam. O presidente será José Menezes, ex-presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe. “As particularidades dos estados nordestinos são semelhantes e a regional funciona para a troca de experiências. Teresina, por exemplo, já conseguiu fechar o plano de cargos e salários de lá, precisamos conhecer esta experiência”, disse José Menezes.
Falando em plano de cargos e salários, o indicativo de paralisação dos médicos de Sergipe para o dia 2 de outubro foi suspenso. “Quando anunciamos o edital com o indicativo de paralisação, o Governo de Sergipe se pronunciou e retomou os trabalhos para a construção do plano de cargos e salários. Depois de dias de silêncio, finalmente os trabalhos foram retomados”, disse Luiz Carlos Spina, secretário geral do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed).


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo