Relembre: Aracaju já teve maior árvore de Natal do planeta
Em 24 de novembro de 2008, há 15 anos, a árvore desabou dias antes da inauguração Cotidiano | Por Victoria Costa 24/11/2023 12h14 - Atualizado em 24/11/2023 22h31 |Durante 22 anos, a Árvore de Luz, um monumento gigante montado pela Energisa, iluminou Aracaju foi um dos atrativos da cidade durante o período natalino.
Localizada na avenida Beira Mar, na zona sul da capital, a atração, que virou ponto turístico, era inaugurada com uma festa promovida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).
Segundo a prefeitura de Aracaju, a energia utilizada pela árvore seria possível iluminar uma cidade do porte de Muribeca ou de um município como São Francisco, por exemplo.Em 2007, quando a árvore teve 110,11 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares, ela entrou para o livro dos recordes, o Guiness Book, como a maior do mundo. O anúncio foi feito no ano seguinte (2008).
Queda e controvérsias
No dia 24 de novembro de 2008, há exatos 15 anos, a árvore, que tinha 120 metros naquela edição, desabou e deixou quatro pessoas mortas em Aracaju. A estrutura seria inaugurada no dia 28 do mesmo mês.
O desabamento vitimou Fred dos Santos, Anselmo de Almeida Santos e Fábio Santos Melo, todos eram funcionários de duas empresas contratadas para a obra e morreram na hora. Outras nove pessoas se machucaram e, por isso, precisaram de atendimento médico.
Além deles, o operário Cleidvan Alves sofreu politraumatismo e chegou a ser encaminhado ao Hospital João Alves Filho, mas morreu na unidade hospitalar.
À época do acidente, a assessoria da Energisa, responsável pela montagem da árvore de Natal, declarou, por meio de nota, que o objetivo inicial era socorrer as vítimas, e que a fatalidade aconteceu quando seria erguida a última das 12 hastes metálicas que sustentam a árvore.
Devido ao acidente, o evento e a montagem da árvore foram cancelados naquele ano.
O fim da árvore gigante
Apesar da tragédia, a montagem voltou acontecer no ano seguinte e seguiu até 2010, quando ela foi composta por 24 mil lâmpadas, sendo 20 mil incandescentes e quatro mil estroboscópicas - aquelas que trazem padrões geométricos contrastantes como listras -, com cores brancas e vermelhas.
A suspensão da montagem, em 2010, foi justificada pela Energisa por não haver local adequado para a instalação. Depois disso, a empresa seguiu com um novo modelo de decoração natalina através do Natal Iluminado.
O grupo, junto com o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju, através de estudos, concluiu que não existia um local com as características necessárias para comportar a árvore. Isso porque para uma construção adequada seria necessário um espaço mais amplo e que oferecesse distância ao público.
A atração deixou saudades
Em 2023, o monumento, que foi desativado há 13 anos, voltou a repercutir nas redes sociais. No twitter/X, uma publicação relembrando a decoração repercutiu entre os internautas.
Natal chegando e todo Aracajuano fica pensando nela : pic.twitter.com/qm7M4jz9iN
— Menino de rio (@aragao_andreh) November 13, 2023
No TikTok, uma publicação que recorda acidente envolvendo a ornamentação de Natal também viralizou. Nele, os sergipanos questionaram a possiblidade do retorno da atração. Veja:
A árvore vai voltar?
O F5 News procurou a energisa que, por meio da assessoria de imprensa, informou que nos últimos anos tem realizado diversas ações para celebrar o período natalino, inclusive com projetos elaborados em parceria com órgãos públicos e instituições, como por exemplo o Natal Iluminado na Praça Fausto Cardoso e no Parque da Sementeira, além da iluminação do Prédio Maria Feliciana e do Hospital Urgência de Sergipe.
A princípio, a árvore não foi citada entre os trabalhos desenvolvidos pela empresa durante o período festivo, que deve manter essas parcerias e também realizar ações em outros municípios junto com a Fecomércio.





