Rompimento em adutora provoca desabastecimento de água em 9 municípios
Cotidiano 12/04/2012 11h56 |Por Sílvio Oliveira
Um rompimento nas tubulações da adutora do Semiárido, em Porto da Folha (SE), interrompeu o abastecimento de água tratada em sete municípios do Alto Sertão e Agreste Central, desde a noite da última quarta-feira (11). A previsão é que o fornecimento de água seja reestabelecido em sua totalidade até final da tarde desta sexta-feira (13).
Uma equipe da Deso foi deslocada para a região, tão logo foi identificado o problema no abastecimento. O fornecimento de água tratada fica prejudicado em Nossa Senhora da Glória, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora da Aparecida, Frei Paulo, Pinhão, Pedra Mole e Carira.
De acordo com o chefe da Unidade de Negócio do Sertão, Anderson Pedreira, como o local onde houve o rompimento é de difícil acesso, os reparos só foram iniciados na manhã desta quinta-feira (12), com previsão de conclusão dos serviços até a noite.
Já a causa do problema, segundo ele, está sendo alvo de estudos da Deso e da empresa Tigre, responsável pelo fornecimento da tubulação. “Essa adutora é de grande porte, opera desde 2010 com uma vazão de 300 litros por segundo, atendendo a uma população média de 100 mil habitantes”, informou.
O abastecimento de 80% da região afetada deve ser restabelecido de forma gradativa no turno da manhã desta sexta-feira, 13. Em outros 20% da localidade pode haver registros de baixa pressão e a água passa a ser fornecida no decorrer do dia.
A recomendação da Deso é que os moradores das áreas afetadas utilizem a água racionalmente.
Em casos emergenciais, o cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento, através do 08000 79 0195.
Para órgãos essenciais, a exemplo de maternidades e hospitais, a Deso garante a distribuição gratuita de água por meio de caminhões-pipa.


Famílias podem pedir online até R$ 8,1 mil e parcela de R$ 50 mil

Quatro unidades habilitadas devem atender até 7 mil animais com consultas e castrações

Incluir na rotina atividade física e alimentação balanceada, manter conexões sociais e monitorar risco cardiovascular são práticas capazes de reduzir o risco de demência

Inscrições já estão abertas; confira editais

Excesso de informações e pressão diária causam ansiedade, irritabilidade e cansaço mental