Rúbia Naate e John Micklyn representam Sergipe na Conferência Nacional da Juventude | F5 News - Sergipe Atualizado

Destaque
Rúbia Naate e John Micklyn representam Sergipe na Conferência Nacional da Juventude
O evento está na sua quarta edição e irá acontecer no mês de dezembro
Cotidiano | Por F5 News 18/11/2023 08h00 |


Nos dias 14 a 17 de dezembro acontecerá em Brasília a 4º Conferência Nacional da Juventude, evento destinado à participação social na construção das políticas públicas brasileiras para a juventude.

Em Sergipe, foram selecionados 17 jovens que prometem propor soluções e discutir problemas sociais no fórum, entre eles a jovem estudante de direito Rúbia Naate, de 20 anos, e o Técnico Subsequente em guia de turismo John Micklyn, de 23 anos.

Ambos foram selecionados para participar do projeto de caráter inclusivo que representa um sonho realizado na vida deles.

 “ O sonho vai além da minha participação em representar o estado. Eu vou representar milhares de pessoas e vou destacar que a política é importante, e que os jovens também devem ser seres políticos. Devemos ter opiniões valorizadas em todos os espaços, seja como deputado, vereador, prefeito, entre outros”, declara Rúbia ao F5 News

Além de ser a concretização de um sonho, a Conferência será responsável por ampliar o conhecimento sociopolítico entre jovens de todo o Brasil.

“Teremos a oportunidade de promover o maior encontro de jovens do país, pautando os anseios e os desejos dos jovens que necessitam de recursos na área da saúde, do território à mobilidade, da cultura, da educação e entre outros”, disse John ao portal.

Como propostas, ambos têm o desafio de mencionar características da juventude sergipana, através dos diálogos construtivos.

“O meu foco principal é levar o tema sobre acesso à justiça e a questão da segurança pública, sendo assim, eu vou abordar temas como educação inclusiva, acesso à oportunidade de emprego para jovens, o papel da tecnologia na capacitação da juventude”, diz John.

Por estar imersa na área judicial pela sua formação acadêmica, Rúbia entende e projeta validar o valor do acesso à justiça enquanto jovem. Durante a entrevista, ela ainda destaca fatores como a fragilização dos jovens perante a justiça e a necessidade da reforma do código penal brasileiro. 

Já John possui uma visão voltada às causas de teor social, aquelas que são notícias diariamente. Ele cita o racismo como uma das principais pautas a serem debatidas.

“Uma das questões é o direito à vida da juventude sergipana que comumente está submetida ao extermínio e ao genocídio dos jovens negros, já que diariamente são violentados e marginalizados pelas opressões”, afirma ao F5 News. 

E complementa. “Também o direito à educação pública de qualidade, que contribui para a inserção do jovem no ensino superior e gera oportunidades de emprego e renda. E, por fim, o direito à cultura e à mobilidade, como instrumentos transformadores da sociedade e da vida dos jovens brasileiros e sergipanos”, finaliza.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Polícia Civil/Reprodução
03/10/2025  16h58 Caminhoneiro é indiciado por acidente que matou avô e netos em Canindé
Reinaldo Moura
03/10/2025  16h43 Governador homologa primeiro concurso da história da Seasic em Sergipe
Reprodução/Polícia Militar
03/10/2025  16h41 Mulher é encontrada morta no bairro São Conrado, em Aracaju
MPSE/Reprodução
03/10/2025  15h30 MP aciona Justiça contra contrato de carro blindado da prefeita de Aracaju
Polícia Cívil/Reprodução
03/10/2025  14h52 Homem é preso por suspeita de furtos de gado no Agreste de Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado