São Cristóvão adere à Campanha Nacional de Multivacinação
Campanha será realizada neste sábado (11) e no dia 25 nos bairros e povoados Cotidiano | Agência São Cristóvão 11/10/2025 09h00 |A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta semana a Campanha de Multivacinação para Crianças e Adolescentes, com o objetivo de atualizar os cartões de vacinas de todo o público.
A ação contará com dias de vacinação porta a porta e um grande Dia D, integrando o município à mobilização nacional. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão disponíveis durante a semana para atualizar qualquer imunizante previsto no calendário de vacinação.
As vacinações domiciliares acontecerão aos sábados, nos dias 11 e 25 de outubro, quando as equipes de saúde das regiões indicadas por data estarão realizando uma busca ativa por pessoas que ainda não atualizaram algumas vacinas, fortalecendo não apenas a cobertura vacinal, mas também a conscientização sobre a importância da imunização e o diálogo entre secretaria de saúde e comunidade, alcançando inclusive áreas mais afastadas.
Já no dia 18, será realizado o Dia D Nacional de Multivacinação, e, para celebrar esse dia e ainda comemorar o mês das crianças, serão promovidos mutirões de vacinação no Centro Histórico e no Grande Rosa Elze, com dinâmicas e recreação, além de todas as vacinas do calendário anual disponíveis.
Segundo Séphora Santos, coordenadora de Imunização do município, ao longo das últimas campanhas, as equipes de saúde perceberam que a busca ativa e a vacinação domiciliar têm garantido um alcance muito maior.
“Por isso, nos dias 11 e 25, que são sábados, estaremos com as equipes mobilizadas para chegar a todos os territórios do município, incluindo os povoados, levando a vacina até quem mais precisa. Além disso, as ações festivas do Dia D Nacional também são uma forma de mobilizar a comunidade e reforçar a importância de se proteger, proteger a família e toda a população por meio da vacinação”, destacou.
Entre as prioridades da ação, estão o resgate de não vacinados contra HPV, que agora ampliou o público alvo de 9 a 14 para 19 anos, incluindo meninas e meninos. Febre amarela e sarampo também são imunizantes fundamentais na campanha, que visa retomar o apreço pela vacinação como orgulho e referência nacional.
A lista de vacinas ofertadas abrange ainda BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV.
Avanços na cobertura
Em um momento de atenção redobrada para a saúde pública, a Campanha de Multivacinação reforça a importância de manter altas coberturas vacinais para impedir o retorno de doenças já eliminadas, como a poliomielite e o sarampo.
Para isso, as equipes de saúde seguirão a estratégia de microplanejamento, que organiza as ações conforme a realidade de cada território, identificando áreas de risco, locais com baixa adesão e espaços estratégicos para a vacinação.
Ano a ano, o trabalho conjunto entre o Ministério da Saúde e a SMS tem fortalecido a distribuição de doses e impulsionado a recuperação das coberturas vacinais. Com isso, o país registrou avanços e, entre 2022 e 2024, a vacinação contra a poliomielite cresceu 17%, a tríplice viral aumentou quase 40%, e a Penta, que protege contra cinco doenças em uma só aplicação, também teve alta de 17%.
No caso específico do sarampo, um dos focos da campanha, a cobertura da primeira dose da tríplice viral passou de 80,7% em 2022 para 95,7% em 2024, enquanto a segunda dose subiu de 57,6% para 80,1% no mesmo período.
Em São Cristóvão, só neste ano mais de 60 mil doses de vacinas já foram registradas e a expectativa é que a campanha de outubro ajude a aumentar ainda mais a cobertura. A SMS conta com a colaboração dos pais e responsáveis e reforça que estes devem comparecer às salas de vacinação com a caderneta, cartão SUS e documento de identificação em mãos, garantindo a avaliação e atualização correta de todas as doses.
Cronograma de ações nos próximos sábados:
11 de outubro
Ação: Vacinação de porta em porta
Horário: 8h às 16h
Bairros e povoados: Centro, Lourival Batista, Romualdo Prado, Loteamento Lauro Rocha, Várzea Grande, Cabrita, Cardoso, Pedreiras, Colônia Miranda, Rita Cacete e Parque Santa Rita.
18 de outubro
Ação: Dia D Nacional de Vacinação
Horário: 8h às 15h
Locais: Ginásio Gevaldo Costa Pereira, no Bairro Lourival Batista e Quadra da EMEF Martinho de Oliveira Bravo, no Bairro Rosa Elze.
25 de outubro
Ação: Vacinação de porta em porta
Horário: 8h às 16h
Bairros e povoados: Tijuquinha, Luiz Alves, Madre Paulina, Eduardo Gomes, Marcelo Déda, Rosa Elze e Rosa Maria.





