Comer estes alimentos após o jejum pode aumentar o açúcar no sangue
Alguns alimentos podem subir os níveis de açúcar no sangue e atrapalhar os efeitos do jejum intermitente; veja quais Variedades | Por Metrópoles 18/01/2026 10h00 |Escolhas feitas logo ao acordar influenciam na alteração da glicemia. A nutricionista Taynara Abreu destaca que consumir determinados alimentos em jejum pode provocar um aumento rápido do nível de açúcar no sangue, especialmente quando a refeição é rica em açúcares simples e carboidratos refinados.
“Esse hábito pode impactar negativamente o controle glicêmico, principalmente em pessoas com resistência à insulina, pré-diabetes ou diabetes”, comenta a profissional ao Metrópoles.
Segundo Taynara, após um período prolongado de jejum, o organismo está mais sensível à glicose. “Quando a primeira refeição do dia é composta por alimentos de rápida absorção, ocorre um pico glicêmico importante, seguido muitas vezes de queda brusca de energia e aumento da fome ao longo do dia.”
Entre os principais “vilões” estão: pães brancos, bolos, biscoitos e produtos feitos com farinha refinada. Segundo a nutricionista, esses alimentos têm baixo teor de fibras e são rapidamente convertidos em glicose pelo organismo
Outro grupo que merece atenção são os alimentos açucarados, como bolos, rosquinhas, croissants, geleias, mel e xaropes, mesmo os considerados “naturais”.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.
