Se a água do mundo acabar, podemos usar a do mar? Entenda
Com a possibilidade da água potável acabar, surge uma dúvida: o processo de dessalinização da água do mar poderia ser uma alternativa? Cotidiano | Por Metrópoles 18/04/2025 10h00 |Você já parou para pensar no que aconteceria se a água potável do mundo acabasse? Os impactos promovidos pelo aquecimento global, o grande desperdício do recurso e o mau uso dos recursos naturais têm aumentado a chance de uma crise hídrica mundial. Com a possibilidade cada vez mais real da água potável acabar, surge uma dúvida: o processo de dessalinização da água do mar poderia ser uma alternativa?
“Em teoria, sim, a água do mar pode ser transformada em potável por meio da dessalinização. No entanto, esse processo é caro, consome muita energia e ainda traz desafios ambientais. Ainda não é uma solução simples ou acessível para todos os lugares. Embora promissora, essa alternativa ainda apresenta limitações econômicas e ambientais”, explica a professora de ciências biológicas Naiara Braz, do Colégio Sigma, em Brasília.
De acordo com Naiara, ambientalmente, realizar esse processo poderia trazer grandes prejuízos, pois poderia gerar resíduos com alta concentração de sal (salmouras) que, se descartados de forma incorreta, podem prejudicar a vida marinha e o impacto da captação contínua de água dos oceanos, afetando ecossistemas costeiros.
A dessalinização consiste em retirar o sal da água e torná-la própria para beber. O método mais comum é a osmose reversa, onde a água é filtrada com alta pressão. Também podem ser utilizadas outras técnicas, como a destilação e até o congelamento.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.





