Secretaria de Saúde esclarece sobre mortalidade de bebês em maternidade
Dos 14 bebês, sete apresentaram baixo peso e sete nasceram enfermos Cotidiano 21/06/2012 08h32 |Da redação do F5 News
A superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Carline Rabelo, esclarece que não há surto na unidade hospitalar. Dos 14 bebês que faleceram nos últimos dias, sete recém-nascidos tinham menos de um quilo, considerado risco muito alto, e outros sete já nasceram gravemente enfermos.
O único bebê que está internado com infecção por uma bactéria multiresistente está isolado e recebendo o tratamento adequado. A maternidade esclarece, também, que não houve, em nenhum momento, surto de infecção hospitalar.
Em nota a Secretaria de Estado da Saúde destaca que a maternidade realiza uma média de 400 partos por mês, sendo a unidade de referência de alto risco para gestantes do Estado de Sergipe. “Uma maternidade de alto risco sempre tem indicadores de morbimortalidade superiores às maternidades de risco habitual. Quanto ao número de óbitos, a maternidade registrou 14 óbitos, até hoje”, informa.
Para ampliar a assistência nesse setor, a Secretaria de Estado da Saúde está adotando todas as providências, a exemplo da contratação de 20 novos leitos, sendo 10 de UTI Neonatal e 10 de Cuidados Intermediários e a implantação de uma porta de regulação que vai permitir direcionar as gestantes para os leitos específicos, ou seja, de baixo, médio ou alto risco.


Acidente ocorreu por volta das 10h15 no km 59,5; vítimas foram socorridas pelo Samu e levadas ao Huse

Equipamentos de alta tecnologia ajudam a detectar focos de calor e garantem mais segurança durante a intervenção

Boletim médico aponta quadro clínico estável, mas ainda sem previsão de alta

O evento tem como objetivo promover reflexões e apresentar soluções inovadoras para a gestão das cidades

Paciente viveu com infecção ativa de Covid-19 por mais de dois anos até morrer