Sergipe completa 192 anos de emancipação política
Festa será em São Cristóvão , na Praça São Francisco Cotidiano 07/07/2012 07h00 |Por Adriana Meneses *
Nesse domingo, dia 8 Julho, Sergipe comemora 192 anos de emancipação política, fato que foi estabelecido no ano de 1820,quando o rei D. João VI assinou um decreto que declarava o fim da dependência política de Sergipe junto ao governo da Bahia, e nomeou o brigadeiro Carlos César Burlamarqui como o primeiro presidente de Sergipe.
De acordo com a historiadora Klecstane Lucena (foto), o município de São Cristóvão se tornou o principal ponto de referência e a capital de Sergipe, ficando sob o domínio do Estado da Bahia no período de 1590 a 1820, que era formada por Porto Seguro, a Bahia de Todos os Santos, Jacobina e Sergipe (que era a divisão). Com o passar do tempo, Sergipe foi sendo reconhecido pelo seu crescimento econômico e político, resultado de uma luta empreendida pela elite produtora local, formada por senhores de engenho e criadores de gado, fato que .gerou o desmembramento de Sergipe Del Rey da Província da Bahia.
Ainda de acordo com a historiadora, antes da emancipação, Sergipe sofreu comuma longa exploração, fornecendo carne e açúcar para abastecer Bahia e Pernambuco e servindo como rota de passagem por terra, reforçando assim as exportações. Com a emancipação política, Sergipe passa a ter a responsabilidade de gerir sua economia e administrar seu governo. “o povo sergipano lutava pela liberdade de governo, de ter sua própria economia, e de construir seu futuro sem as amarras da exploração e da espoliação que caracterizavam as relações Bahia-Sergipe”, disse.
Comemorações
Para comemorar a data histórica, uma grande festa está sendo preparada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. As comemorações terão início a partir das 15h30min, na Praça São Francisco, com a revista à tropa da Polícia Militar. Em seguida, o público irá se deslocar até a Igreja Santa Cruz (Convento São Francisco), onde acompanhará a Missa de Ação de Graças pelos 192 anos de Emancipação Política de Sergipe.
Já por volta das 17h, ainda na Praça São Francisco, será inaugurada a restauração do Lar Imaculada Conceição. Monumento tombado em nível Federal, o Lar possui arquitetura religiosa da primeira metade do século XVII e sediou a Santa Casa de Misericórdia e o hospital de caridade Santa Izabel.
A programação seguirá na rua Ivo do Prado, com a inauguração da restauração e adaptação do prédio da antiga Delegacia, onde funcionará o Museu da Polícia Militar de Sergipe.
Um dos únicos exemplares de casas de porão alto no centro histórico de São Cristóvão, o prédio possui hall de entrada, cinco salas de exposições, duas salas de administração, reserva técnica, copa, banheiro, sala para oficinas, pátio externo descoberto, garagem e circulações
*com informações da Agência Sergipe de Notícias


Céu nublado, temperaturas entre 25°C e 27°C e ventos fracos a moderados

Evento ocorrerá entre os dias 25 e 28, o Centro de Convenções AM Malls

Polícia Civil localizou suspeito após quatro meses de investigação sobre ataque por ciúmes

Polícia Civil investiga o caso; condutor poderá responder por vilipêndio a cadáver

Governador afirma que tarifa já não é cobrada quando água não é fornecida e destaca regras da AGRESE para proteger consumidores