Sergipe receberá homenagem de escola de samba paulista no Carnaval 2024
Escola vai abrir desfile com inspiração cênica no restaurante e casa de forró Cariri Cotidiano | Por Victoria Costa 08/09/2023 14h50 - Atualizado em 08/09/2023 14h53 |Com o tema “Nordestino sim, nordestinado jamais!”, a escola de samba X-9 Paulistana vai homenagear a região Nordeste através de carros alegóricos e adereços que pretendem transmitir uma mensagem de pertencimento e identidade, mas "sem estigmatizar o povo nordestino".
Como seria de se esperar, Sergipe faz parte dessa homenagem, representado pelo tradicional restaurante e casa de forró Cariri, localizado na Orla da Atalaia, na zona sul de Aracaju. O estabelecimento vai ser recriado para ilustrar a comissão de frente no desfile do Carnaval 2024.
O anúncio foi feito pelo coreógrafo e representante da Comissão de Carnaval da escola, Jaime Aroxa. “Nós vamos fazer um enredo em homenagem ao Nordeste e, especialmente, vamos fazer uma homenagem a Sergipe através seu Hamilton e o restaurante Cariri”, disse nas redes sociais.
Segundo o coreógrafo, a ideia surgiu quando ele veio até Aracaju e ficou encantado com o que observou no restaurante. “Eu fui no Cariri e é a decoração do Nordeste mais bonita que eu já vi na minha vida, é algo impressionante e a gente vai recriar o restaurante Cariri no nosso carro alegórico”, completou Jaime.
Ainda de acordo com coreógrafo, o enredo vai ser uma mistura de ritmos brasileiros. “Vamos brincar o carnaval dançando forró aí, curtindo bastante toda a arte, toda riqueza cultural que tem no nosso Nordeste”, destacou.
O F5 News conversou com o empresário Hamilton Santana, dono do Cariri. Ao portal, ele disse que o convite é o reconhecimento de um trabalho feito há mais de duas décadas. Entretanto, apesar de toda a dedicação, o empresário ficou surpreso com a escolha do restaurante para abrir o desfile.
“Não esperava a grandeza de um convite desse. Me perguntei, por quê? Esse Nordeste tem tantas coisa bonitas, tantas maravilhas”, contou ao portal.
Ele acredita que um diferencial podem ser as características nordestinas que o estabelecimento carrega com orgulho. “São poucos restaurantes no Nordeste que tem coragem de ser aquilo é, assim como o nosso. Porque o chapéu de couro é nosso, a cultura nordestina é nossa. O nordestino é tão rico em diversidade, em poesia, em cantoria e em gastronomia”, disse o empresário ao F5 News.
Para Hamilton Santana, em meio à modernidade, o restaurante, além de abraçar tradições, remete a sensações nostálgicas. “Eu faço o que os outros não fazem, tenho pratos no cardápio que são da época da fazenda da minha avó”, afirma.
O desfile
Ainda não há muitas informações sobre o desfile, mas Hamilton já adiantou ao F5 News que o carro vai ser bastante representativo. “Vai ser o primeiro carro. É uma réplica de uma bodega no fundo, uma casa de forró, alguém tocando forró e pessoas dançando”, revelou ao portal.
Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, o enredo vai ser desenvolvido por uma comissão de Carnaval, que deve ser apresentada em breve, mas o samba para embalar o desfile já foi divulgado. Confira um trecho:





