Sergipe terá programação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Proposta é expor papel do conhecimento científico na qualidade de vida Cotidiano 11/10/2012 12h00 |Por Elisângela Valença
A partir do dia 15, o Brasil vai respirar pesquisa. É a Semana Nacinal de Ciência e Tecnologia de Sergipe está inserido na programação. Várias instituições, como Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Instituto Federal de Sergipe (IFS), montaram uma vasta programação com seminários, palestras, exposições, entre outras atividades.
Com o tema ‘Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza” mostra que a ciência existe para melhorar a qualidade de vida da humanidade. “A ciência é capaz de não só melhorar a eficiência produtiva das empresas, mas oferecer uma melhor qualidade de vida para a população”, disse Saumíneo Nascimento, secretário de Estado Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec-SE).
“O objetivo da ciência e da tecnologia é obviamente gerar conhecimento, mas a gente tem o desafio de fazer este conhecimento virar inovação de uma forma que você tenha respeito ao meio ambiente, que seja algo sustentável”, disse Ricardo de Santana, diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
Os eventos da Semana Nacional também vão acontecer em cidades que tenha instituições de pesquisa, como Lagarto e Itabaiana. “A Semana é uma forma lúdica e interativa de divulgar resultados efetivos e fazer a população conhecer e se inteirar sobre o assunto. A população desconhece seus cientistas, institutos de pesquisa e a Semana vem dismistificar tudo isso”, diz Ricardo.
“A Semana é importante para divulgar o que é feito no Estado, mostrar à população o que é feito dentro das instituições de pesquisa para que a sociedade perceba a participação de Sergipe no cenário da pesquisa e tecnologia”, coloca Álvaro Lima, coordenador do Programa de Pós-graduação de Engenharia de Processos da Unit.
“A Semana provoca o debate científico na sociedade, principalmente sob este tema, estimulando a discussão entre as pessoas sobre a importância da ciência para a tranformação da sociedade”, disse Augusto César Almeida, coordenador da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA Galileu Galilei).
A Semana Nacinal de Ciência e Tecnologia de Sergipe vai acontecer de 15 a 21 de outubro e a programação completa está disponível no site da Fapitec.


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo