Servidores da Previdência farão ato amanhã em Aracaju
Cotidiano 14/08/2012 10h38 |Por Elisângela Valença
Os servidores federais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe farão um ato durante o dia de amanhã, 15, em Aracaju. Eles se concentrarão a partir das 7 horas, na porta da Gerência Executiva do INSS em Aracaju, no Centro da cidade, e na agência da avenida Ivo do Prado. Em alguns Estados, os servidores farão uma paralisação de 24 horas.
No ato, o grupo pretende distribuir panfletos para expor à população a situação de trabalho no INSS. “Os servidores estão sem reajuste desde 2010 e ainda trabalham sob intenso assédio moral, com o sistema monitorando as atividades do servidor o tempo inteiro”, disse Isac Silveira, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindiprev/SE).
Segundo ele, os servidores do INSS estão desistindo de se aposentar, por causa da Gratificação de Desempenho de Atividades do Seguro Social (GDASS), que compõe 70% do salário do servidor. “Quando vai se aposentar, a pessoa sai recebendo apenas 50% dela. A aposentadoria passa a ser cerca de metade do que se ganha”, explica. Ele informa ainda que o INSS tem um terço de seus servidores em vias de se aposentar. “Mas eles estão desistindo. Desse jeito, o INSS vai acabar aplicando a aposentadoria compulsória. A aposentadoria deixou de ser um desejo, um sonho para o trabalhador”, disse.


Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia

Certame propõe reflexão sobre os 35 anos do ECA e incentiva criatividade juvenil

Processo seletivo oferecerá vagas de níveis básico, médio e superior, incluindo engenharia, e visa reforçar a atuação do DER no estado

IV edição da feira em Canindé de São Francisco conta com 95 projetos de 15 cidades, valorizando o bioma e o contexto local

Documento é obrigatório para garantir o recebimento do seguro-defeso em 2026