Servidores federais farão vigília nesta terça-feira
Cotidiano 30/07/2012 09h44 |Por Fernanda Araujo
Em greve há 75 dias, os funcionários públicos federais de Sergipe farão uma vigília, a partir das 8h, com demais profissionais da saúde e da educação nesta terça-feira (31). Dia em que está marcada nova audiência com a presidenta Dilma Roussef (PT) e com o Ministério de Planejamento em Brasília para apresentarem a terceira proposta.
Será uma concentração unificada na Praça General Valadão em Aracaju entre as organizações sindicais Adufs, Sintufs, Sinasef, Sindiprev, Sintsep, Sindsmisfu, Assibge, além do DCE, do Comando Unificado de Greve e os Comandos de Greves Locais. Em seguida, eles sairão em passeata pelo centro da capital. “O objetivo é pressionar o governo, para que de fato possa negociar com os servidores apresentando uma proposta aceitável e que assim possa por fim na greve que é justa e legal, inclusive é garantida pela Constituição Federal”, explica o responsável pelo comando de greve da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Elinos Sabino (foto principal).
Pelo comando de greve no estado é esperada também a participação de servidores que não estão em greve, aposentados, pensionistas do serviço público federal, estudantes da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFES). Em carta aberta à população os servidores apontam que o governo tem alegado falta de recursos para pagar os salários. Embora existam no orçamento deste ano, 1,6 bilhões de reais previstos para o pagamento.
Segundo Sabino, entre outras reivindicações é preciso mais recursos para o Serviço Público; ampliação do número de servidores; Plano de Cargos e Carreira; reposição das perdas salariais e reajuste em 22%; reajuste geral de salários no mínimo uma vez por ano e salário mínimo calculado pelo Dieese, em torno de R$ 3 mil.
Até o dia 6 de agosto, os comandos de greve entregarão uma carta aos parlamentares pedindo o comprometimento com as reivindicações dos servidores e que venham intervir nas negociações com a presidenta.
Com informações do Comando de Greve da Funasa
Foto: Fernanda Araujo
Matéria relacionada


Acidente na SE-368 ocorreu no trevo de acesso ao povoado Convento

Corpo de Bombeiros controlou as chamas e síndico recebeu atendimento no local

Medida abrange 85 mil m² e viabiliza obras viárias e melhorias na mobilidade urbana

Um possívem desentendimento teria causado a atitude que gerou a morte da vítima

Polícia Civil e Militar cumprem mandados em Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe