SES promove 4ª caminhada pela sensibilização à prematuridade
Ação é alusiva à campanha Novembro Roxo, que conscientiza sobre a causa do prematuro Cotidiano 06/11/2025 09h34 |Para sensibilizar a população sobre a prematuridade e seus desafios, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta sexta-feira, 7, a IV Caminhada em Sensibilização à Prematuridade. A ação acontecerá na praça Fausto Cardoso, a partir das 8h, e faz parte da programação do Novembro Roxo, campanha de conscientização sobre o assunto.
Com o tema "Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes", o foco principal da campanha, neste ano, é chamar atenção para a importância de oferecer aos prematuros um início de vida com cuidado especializado, humanizado e contínuo, desde os primeiros momentos após o nascimento. Diante disso, a Caminhada da Prematuridade busca mobilizar a sociedade sobre a importância de promover a conscientização sobre o tema e seus impactos na saúde dos bebês e suas famílias, além de compartilhar conhecimentos e experiências sobre o cuidado ao bebê prematuro e a importância da atenção humanizada, e mobilizar a sociedade a se envolver na causa da prematuridade.
Além da caminhada, a SES realizará, também, a VIII Jornada Estadual da Prematuridade e V Encontro Estadual de Tutores do Método Canguru, nos dias 11 e 12 de novembro, no Centro Especializado de Reabilitação (CER IV). O evento reunirá profissionais de saúde de maternidades de alto risco e risco habitual, além do Ambulatório de Seguimento do recém-nascido para discutir as melhores práticas no cuidado ao bebê prematuro e fortalecimento do Método Canguru no estado.
O fortalecimento da linha de cuidado desde a assistência no pré-natal de forma qualificada e em tempo oportuno, classificação do risco obstétrico nas consultas, realização dos exames de rotina no pré-natal, vinculação à maternidade considerando o risco (habitual ou alto risco), atividade física, promoção da saúde e o bem físico e mental , além de destacar a importância da atenção especializada e humanizada para essa gestante e ao seu bebê são fatores importantes para um desfecho seguro.
Fonte: Governo de Sergipe
