Shoppings anunciam cobrança de estacionamento para funcionários de lojas
Administração afirma que medida segue decisão do Tribunal Superior do Trabalho Cotidiano | Por F5 News 29/12/2025 06h56 |A partir de janeiro de 2026, os shoppings Riomar e Jardins, localizados na zona sul de Aracaju, informaram que será cobrada a taxa de estacionamento utilizada por funcionários de lojas e prestadores de serviços que estiverem trabalhando no centro comercial.
O comunicado, feito por meio de uma circular no dia 26 de dezembro, explica que a não isenção da taxa de estacionamento está em conformidade com decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determinou, em julgamento, a improcedência da gratuidade para empregados de lojistas de shopping centers.
No documento, é informado que será mantido um cartão de estacionamento por loja e que, caso algum lojista queira adquirir um cartão extra, será cobrado um valor mensal reduzido: R$ 150 para carros e R$ 100 para motos. A medida entrará em vigor no dia 6 de janeiro de 2026.
A assessoria dos shoppings informou que a decisão reconhece a inexistência de vínculo empregatício entre os shoppings e as equipes das lojas. Destaca ainda que o serviço de estacionamento configura uma atividade privada de exploração comercial, assegurada pela Constituição Federal.
A decisão gerou grande repercussão nas redes sociais, tanto entre trabalhadores dos shoppings quanto entre frequentadores do centro comercial, que consideram o valor do estacionamento elevado.
