SMTT tenta minimizar danos aos usuários de ônibus, mas não consegue
66 ônibus de uma empresa deixaram de circular, apreendidos pela Justiça Cotidiano 18/02/2013 11h00 |Elisângela Valença
No último sábado, dia 16, o sistema de transporte público de Aracaju amanheceu com 66 ônibus a menos em sua frota total. Oficiais de justiça, por meio de mandado de busca e apreensão, expedido pela justiça da Bahia e em carta precatória expedida pela justiça de Sergipe, apreenderam 66 veículos da empresa de transporte público VCA, com sede em Aracaju, por conta de dívidas de financiamento (confira matéria 66 ônibus da empresa VCA são apreendidos pela justiça).
Ainda no sábado, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) reuniu a diretoria do órgão e representantes de duas empresas de ônibus para tentar minimizar os impactos para a população. O grupo decidiu fazer uma reprogramação da frota.
"Através de estudo realizado pela nossa equipe da Diretoria de Transportes Públicos, ficou possível redistribuir os veículos que vão ficar em defasagem com os que tiveram que sair de operação e, assim, o usuário não será prejudicado e as outras empresas não serão desestabilizadas", afirmou Nelson Felipe, superintendente da SMTT.
Amanhã, às 18 horas, haverá uma nova reunião deste mesmo grupo para analisar o plano de ação emergencial. A VCA também participará da reunião para dar uma resposta à situação. "Estamos empenhados para solucionar essa situação o quanto antes e trabalhamos para que o usuário do transporte público de Aracaju não ser prejudicado", reforça o superintendente.
Realidade
Mas parece que o plano de ação não surtiu o efeito desejado. “Eu vejo ônibus lotados todos os dias, mas com gente pendurada nas portas às 5h40 da manhã foi a primeira vez. E o ônibus ainda estava em alta velocidade, nem consegui tirar foto”, disse Jeziel Cedraz, atleta de mountain bike, que pedalava em seu treino matinal na avenida Beira Mar.
“Sempre pego o ônibus da linha Marcos Freire I e III/DIA, por volta das 6 horas, na avenida Rio de Janeiro. Neste horário, sempre passa vazio. Hoje, além de atrasar, veio super lotado”, disse o jornalista Marcelo Efrom. “As pessoas já vieram reclamando. Ainda teve um acidente de trânsito no percurso e tivemos que enfrentar a demora rotineira do semáforo do Detran”, acrescentou.
Quem também sofreu foi o funcionário público Diego Araújo. Ele ficou em um ponto de ônibus no conjunto Augusto Franco por trinta minutos esperando as linhas Augusto Franco/Bugio ou Augusto Franco/Siqueira Campos. “Nunca esperei mais que cinco minutos por essas linhas. Hoje, foi terrível”, disse Diego. “O ônibus chegou super lotado. E só foi lotando ainda mais até chegar ao terminal DIA”, acrescentou.
E o transtorno continuou no Terminal DIA. “Por volta das 9h, o terminal já está mais tranqüilo. Já passava das 9h e o terminal continuava lotado. Os ônibus chegavam e saíam abarrotados de gente, parando fora do ponto, pessoas se acotovelando para descer e subir dos veículos. Foi um verdadeiro caos”, queixou-se Diego.
Foto ônibus: Magna Santana
Foto reunião: SMTT


Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica

IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

Polícia resgatou cadela vítima do crime e seus cinco filhotes; animais estão sob cuidados da Depama e disponíveis para adoção

Homem é investigado por tocar adolescente sem consentimento durante trajeto

Acidente próximo à BR-101 mobilizou bombeiros, Samu e forças de trânsito; vítima foi levada ao Huse com dores na cabeça e pescoço