SMTT, vereadores e categorias se reúnem para discutir corredor de ônibus
Táxis e transportes escolares querem poder circular pelo corredor da Hermes Fontes Cotidiano | Por F5 News 29/08/2023 16h55 |Aconteceu nesta terça-feira (29) uma reunião entre a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), os vereadores de Aracaju, taxistas e transportadores escolares para dialogar sobre as faixas exclusivas no corredor da avenida Hermes Fontes..
Atualmente, táxis e transporte escolar têm autorização para trafegar por essas vias exclusivas dos corredores Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins. A reinvidicação dessas categorias é a medida se estenda ao da Hermes Fontes.
“Recebemos a demanda das categorias, na presença de vereadores da capital, e a consideramos legítima, tendo em vista que estamos em período de adaptação dos novos corredores. Nesse período de adaptação, pequenos ajustes estão sendo realizados, a exemplo do tempo dos semáforos, da forma de atuação dos motoristas do transporte coletivo, entre outras. E vamos analisar também a demanda dos taxistas e transportadores escolares”, afirmou Renato Telles, superintendente da SMTT.
De acordo com ele, ao fim do período de adaptação dos corredores, que terminará em 30 dias, a SMTT dará uma resposta às categorias. “Estamos sensíveis à causa apresentada por elas, observando a demanda com afinco e o funcionamento dos corredores”, afirmou Renato Telles.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Táxi de Sergipe (Sintax), João Batista, salientou a importância da liberação da faixa exclusiva da Hermes Fontes para os taxistas.
“A nossa finalidade é facilitar a vida do usuário, e o corredor de mobilidade representa a diferença de tempo no trânsito. Temos acesso aos outros três corredores implantados pela SMTT e nós, taxistas, e a população ganhamos muito. Mas consideramos ser muito importante também a liberação para os táxis e o transporte escolar trafegarem pela faixa exclusiva do corredor Hermes Fontes”, ponderou.
Segundo o presidente da Associação dos Transportadores Escolares do Estado de Sergipe (Astranspe), Autran Cruz, a abertura de diálogo com a SMTT é importante para que as demandas sejam atendidas.
“As categorias desejam circular também pelo corredor Hermes Fontes, pois isso é bom para os profissionais e também seus clientes, os alunos. É ganho de tempo. Passamos o nosso pleito e o fato de termos um diálogo aberto com a SMTT já é um bom sinal”, considerou.
O presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Tecnologia, Segurança, Administração, Transportes e Comércio da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Breno Garibalde, aprovou o diálogo aberto com a SMTT de Aracaju, mas fez uma ressalva: "Acredito que os transportes em questão, juntamente com o transporte público, tenham espaço disponível no corredor Hermes Fontes. Porém, com questões técnicas a serem observadas e regulamentadas, a exemplo de embarque e desembarque de passageiros em locais apropriados”.





