Suspensão de atendimento a planos e operadoras de saúde começa amanhã
Paciente deverá pagar consulta, pegar recibo e pedir ressarcimento Cotidiano 09/10/2012 14h47 |Por Fernanda Araujo
Em Sergipe e nos demais estados do país, nesta quarta-feira (10) está confirmada a suspensão por 15 dias do atendimento a alguns convênios de planos de saúde e operadoras através de guias. No estado serão suspensos Hapvida, Plamed, Geap, Sul América Saúde, Bradesco Saúde, Golden Cross, Unimed, entre outros.
Os profissionais da saúde estão insatisfeitos com os planos e operadoras, por conta de não terem apresentado proposta nas negociações, desde abril, para o reajuste na tabela de procedimentos médicos, provocando risco de desassistência.
Nesse período de suspensão, o paciente será atendido, mas não por guia. Ele deverá pagar a consulta, receberá o recibo e irá ao plano pedir que seja ressarcido da despesa.
Segundo o diretor do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), Luiz Carlos Spina, os profissionais não farão nenhuma espécie de ato de mobilização. O Sindimed recomenda aos médicos somente a paralisação do atendimento aos planos de saúde. “Que os colegas façam uma reflexão em cima do desrespeito tanto no passado como no presente. E que se avalie qual será o tratamento que os planos e operadoras vão dar aos médicos, porque o sindicato acredita que os planos precisam dos médicos”, afirma.
A suspensão vem de uma orientação de entidades sindicais nacionais em defesa aos honorários médicos, que segundo Spina não são respeitados. “É no entendimento de que em nenhum momento, no passado ou no presente, houve consideração para como os médicos. Houve sempre desprezo e desvalorização”, lamenta.
Foto: divulgação
Matérias Relacionadas
Médicos suspendem atendimento a planos de saúde por até 15 dias
Suspensão de 301 planos de saúde passa a valer a partir de hoje


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo