Taxistas são mobilizados pela CPTran a favor da Lei Seca | F5 News - Sergipe Atualizado

Taxistas são mobilizados pela CPTran a favor da Lei Seca
Cotidiano 14/12/2011 11h52 |


Por Fernanda Araujo

Movida pela conscientização da Lei Seca, a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) realizou na manhã desta quarta-feira (14) uma blitz educativa aos motoristas de táxi em frente ao ponto do Banese no Bairro 13 de Julho. Com a parceria de empresas de táxi, os taxistas foram mobilizados voluntariamente a comparecer ao local, aderindo ao movimento com a recepção de panfletos e inserção, nos carros, de adesivos que informam a importância de não dirigirem alcoolizados.

Cerca de 1.400 adesivos vão ser distribuídos no local. Segundo o responsável pela ação, capitão Machado, os taxistas foram escolhidos para a parceria para disseminar a lei seca tendo em vista serem profissionais que estão diariamente nas ruas, 24 horas. " A nossa ideia é que as pessoas utilizem o táxi como alternativa, uma alternativa para os que gostam de beber, para não misturar a questão da direção e da bebida”, disse. 

De acordo com Machado, a ideia surgiu perante o aumento da violência no trânsito causada pela ingestão de bebidas alcoólicas. “A Lei Seca não é uma questão nova, é de 2008, tem portanto três anos. Mas, as pessoas infelizmente ainda insistem em beber e fazer essa mistura perigosa que é direção e álcool. A gente escolheu os taxistas porque são profissionais qualificados, com a alternativa de que as pessoas deixem de utilizar os seus veículos quando forem fazer uso de bebida alcoólica”, explicou.

Após reunião com o representante da empresa Rádio Taxi, foi passado o convite via rádio aos taxistas de Aracaju.  Com o ponto de apoio, a adesivação que fala sobre cidadania e respeito tem o intuito de propagar a Lei, promover a ação educativa e gravar sua mensagem de forma maciça na mente dos consumidores de bebidas alcoólicas.

Para o taxista Cláudio Vieira dos Santos, 15 anos na profissão, a mobilização é eficaz. “Acho bom, pode ajudar para diminuir o índice de acidentes por embriaguez, pode ser que alguns tenham o mínimo de consciência. Além disso, também, nós taxistas vamos ganhar mais”.

Já o taxista Nilton Tavares acredita que a ação “educa os taxistas a serem exemplos, mas também é uma forma de amedrontar para evitar que os bêbados dirijam. Espero que diminua os acidentes, porque só diminui depois que pesa no bolso de alguém”.

Apesar disso Nilton acredita que, para haver conscientização plena e diminuir o número de acidentes por alcoolismo, é preciso um trabalho mais ostensivo por parte dos agentes de trânsito. “Essas ações de mobilização até ajudam, mas se fizessem mais blitz nas saídas de shows, perto de bares, aí veriam muitos jovens embriagados dirigindo”.

Para o final de semana, a CPTran vai realizar a segunda mega blitz a favor da Lei Seca nº 11.705, de 19 de junho de 2008. O condutor que for flagrado alcoolizado receberá multa de R$ 957,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e sete pontos na carteira. A infração é prevista no art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro.

Mais Notícias de Cotidiano
SSP
09/09/2025  16h23 115kg de drogas é apreendido em combate ao tráfico entre Sergipe e Alagoas
Operação integrada prendeu dois suspeitos e localizou maconha, cocaína e materiais usados para embalar os entorpecentes
SSP/Ilustrativo
09/09/2025  16h14 Vazamento de amônia em frigorífico de Propriá deixa oito funcionários intoxicados
Corpo de Bombeiros isolou a área, dispersou o gás e orientou a empresa sobre reparos seguros
Redes Sociais/Reprodução
09/09/2025  15h30 Desfile em Aracaju tem coreografia de Lady Gaga e gera crítica de vereador
Performance de alunos ao som de “Abracadabra” gera debate sobre relação com patriotismo
Tv Atalaia/Reprodução
09/09/2025  14h55 Médica Daniele Barreto é transferida para o Presídio Feminino em Sergipe
Acusada de envolvimento na morte do marido, ela teve a prisão domiciliar revogada pelo STF
Tomaz Silva/Agência Brasil
09/09/2025  14h40 Sergipe registra aumento de casos de Covid-19, mas sem tendência de alta
Estado tem risco elevado para síndrome respiratória, mas mortes por Covid não cresceram

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado