Treze estados brasileiros participam de seminário em Sergipe
Condutores de ambulância farão marcha nacional nesta terça-feira Cotidiano 10/09/2012 16h16 |Por Fernanda Araujo
Durante todo o dia desta segunda-feira (10) motoristas e condutores de ambulância participam do 2º Seminário Nacional na Fundação Nacional de Saúde (Funasa/SE) que acontece em Aracaju. Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e outros representantes de dez estados brasileiros estão presentes na capital sergipana para propor a criação de uma cartilha compondo os direitos e deveres dos condutores de ambulância.
A Associação Brasileira de Motoristas e Condutores de Ambulância (Abramca) propõe, por exemplo, a criação de um Núcleo de Capacitação e Qualificação Técnica a todos os condutores em nível nacional. Um Projeto de Lei 611/2011 aprovado em agosto, do deputado Onofre Santo Agostini (DEM-SC), que regulamenta a profissão, está sob apreciação do Senado. Os condutores aguardam agora que o projeto seja aprovado pela presidente Dilma Rousseff (PT).
“Aí a gente consegue um trabalho maior que é organizar a categoria a nível nacional. Todos os representantes têm a incumbência de levar o projeto ao seu estado e municípios. Fazer levantamentos de problemas e começar a trabalhar, levando a essência, a qualificação e o trabalho daqui pra frente”, afirma o presidente da Abramca, Alex Douglas (foto ao lado).
Presente no seminário, Alex Douglas reafirmou os problemas enfrentados pela categoria em todo o país. “A gente trabalha num sistema de ameaça, além de haver a desvalorização do profissional. Querendo ou não, 70% dos serviços hospitalares são feitos pelo motorista. Temos cinco atribuições – além de dirigir, temos que tomar conta do acompanhante, da vítima, da equipe e do bem material. Em alguns Estados, como São Paulo, se a gente tiver qualquer tipo de colisão paga o conserto e multa. Hoje o Detran e outros órgãos já estão vendo isso com outros olhos, mas lógico que todo Estado tem sua política”, conta.
No Brasil são 700 mil profissionais que trabalham como condutores de ambulância. Apesar dos problemas enfrentados, o presidente comemora a organização da categoria em todo o país. Um terceiro seminário ainda será proposto, onde a pretensão é reunir os 27 estados.
Marcha nacional
Os condutores de Sergipe, em greve há 27 dias, vão fazer mais uma passeata juntamente com os sindicatos dos demais estados. A concentração será amanhã (11) às 7h na Funasa. Em protesto, os manifestantes seguirão até o Palácio do Governo de Sergipe. À tarde, a categoria vai aguardar o resultado de uma audiência coletiva com a desembargadora Rita de Cássia Pinheiro no Tribunal Regional do Trabalho.


A iniciativa integra o projeto de ampliação de funcionamento em um sábado por mês

Material que reúne orientações práticas de prevenção e segurança

Uma liga acadêmica formada por alunos e professores de diversas áreas da saúde busca desfazer preconceitos e promover discussões científicas e sociais sobre a planta

Será um dia com muitas nuvens e com temperaturas entre 25°C e 26°C

Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya