Tribuna Livre discute e comemora Dia do Surdo
Intérpretes de Libras falaram sobre as demandas e falta de incentivo Cotidiano 26/09/2012 20h00 |Por Allana Andrade
Na tarde desta quarta-feira, 26, foi realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma tribuna livre com a Associação dos Intérpretes de Língua de Sinais do Estado de Sergipe (AILES).
Em comemoração ao Dia do Surdo, estiveram presentes representantes da AILES, alunos e deficientes auditivos. O objetivo da Tribuna foi apresentar as dificuldades e pedir o comprometimento da Câmara com a causa. “Queremos garantir a acessibilidade do surdo, promover o uso da Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e incentivar o papel do intérprete-tradutor”, explica o intérprete José Ferreira.
“Precisamos abrir os olhos para essa sociedade que cresce. Porque uma pessoa ao seu lado pode ser surdo e você pode perder a oportunidade de se comunicar com ele”, complementa José Ferreira.
Para o intérprete Genival dos Santos Filho, é necessário realizar a capacitação de professores e intérpretes. “Em Sergipe temos apenas quatro associações de surdos; em todo o estado, apenas um professor licenciado e dois bacharéis. Entre o surdo e o intérprete é uma união muito grande. O intérprete é uma profissão pesada, difícil porque ele tem que passar a mesma sintonia, tem que ter fluência na língua”, diz.
Para o vereador Bertulino Menezes (PSB), é preciso mais incentivo. “A sociedade precisa ter Libras sendo vista com o mesmo interesse que as outras línguas ministradas em cursos de idiomas, como inglês, espanhol e francês”, acredita.
Valdir Santos (PT do B) propôs à Camara a criação de um projeto de lei visando a capacitação dos professores. “A própria Câmara poderia pensar um projeto para os professores se capacitarem e que em todas as escolas de Aracaju tenha professores capacitados”, explica.


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo