USF: Manoel de Souza fará orientações nutricionais durante vacinação | F5 News - Sergipe Atualizado

USF: Manoel de Souza fará orientações nutricionais durante vacinação
A meta do município é imunizar 43.991 crianças durante essa campanha
Cotidiano 16/06/2012 06h13 |


Em Aracaju, neste sábado, durante a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, desde as 8h, a Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira vai oferecer orientações nutricionais, medir e pesar crianças a serem vacinadas.

A unidade Manoel de Souza foi a escolhida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju para sediar a abertura local da 33º Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A unidade está localizada no conjunto Sol Nascente, no bairro Jabotiana.

As orientações nutricionais serão realizadas por profissionais do Núcleo de Nutrição da Rede de Atenção Primária (Reap) da Prefeitura de Aracaju. A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira divulga que, neste sábado, todas as 43 unidades de Saúde da Família estarão abertas, disponibilizando as doses da vacina contra a Pólio. "Na capital, as vacinas também estarão disponíveis em postos montados no Ipes e no Shopping Jardins", divulga Stella Maris.

A meta de Aracaju é imunizar 43.991 crianças de zero a quatro anos. A coordenadora de Imunização, Débora Moura lembra que a vacina é oral e será feita em dose única, com duas gotinhas. Segundo ela, a vacina é indicada para todas as crianças de zero a quatro anos, independente da situação vacinal anterior.

Horário

A partir de segunda-feira, 18, até o dia 6 de julho de 2012, as doses estarão disponíveis em horário normal de funcionamento das Unidades de Saúde da Família.

Contraindicação

Não devem ser imunizadas contra a pólio as crianças que no dia da vacina estejam com infecções agudas, apresentando febre acima de 38º C, diarréia severa ou vômito.

Também não podem tomar a vacina, dessa campanha, as crianças imunodeprimidas congênita ou adquirida e crianças em contato domiciliar com pessoa imunodeficiente ou submetidas a transplante de medula óssea. Nesse caso, as crianças devem receber a vacina tipo Salk, disponível no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie).

Tampouco deve ser feita a imunização de crianças com hipersensibilidade a algum componente da vacina, estreptomicina ou eritomicina e ainda para as crianças que apresentaram evento adverso em dose anterior. Nessas situações, as famílias devem conversar com as equipes de Saúde das unidades cadastradas.

Fonte: assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação
16/09/2025  14h17 OAB/SE promove I Fórum das Cidades Sergipanas
O evento tem como objetivo promover reflexões e apresentar soluções inovadoras para a gestão das cidades
 Pixabay/Ilustrativo
16/09/2025  14h17 Covid: estudo revela caso de homem que ficou 776 dias com a doença
Paciente viveu com infecção ativa de Covid-19 por mais de dois anos até morrer
PMSE
16/09/2025  14h10 Discussão familiar termina em morte e ferido em Ribeirópolis
Pai é apontado como autor de homicídio e tentativa de homicídio; Polícia Civil já elucidou o caso e aguarda a apresentação do suspeito
Marcello Casal JR / Agência Brasil
16/09/2025  13h47 Cartão do SUS será unificado com dados de CPF do usuário
Pacientes sem CPF ainda continuam sendo atendidos pelo sistema
MPSE
16/09/2025  11h31 Ministério Público de Sergipe lança Edital para IV Concurso Público
As vagas são destinadas para cargos efetivos dos serviços auxiliares da instituição

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado