Vacinação contra gripe está aberta para grupos de risco
Cotidiano 13/06/2012 10h05 |Agora é vez de hipertensos, diabéticos, grupo de pessoas que sofrem de doenças cardíacas (cardiopatias) ou que sofrem de doença pulmonar crônica (pneumopatias) receberem a dose da vacina contra a gripe nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju. Seguindo as recomendações passadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Município de Aracaju está imunizando os grupos citados acima até esta sexta-feira, dia 15, ou, enquanto durar o estoque.
Relatório ou solicitação do médico
Conforme a referência técnica da imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Débora Moura, para que pessoas dos novos grupos possam tomar a vacina é necessário apresentar no ato da vacinação o relatório ou a solicitação do médico.
“Como alguns usuários podem vir a apresentar quadros em que a vacina seja contra indicada, como alergia a ovo, febre, deficiência na produção de anticorpos, a avaliação prévia dada pelo médico da pessoa é fundamental. Assim podemos prevenir para que o paciente não tenha reação após a vacina, gozando do pleno bem estar”, destaca. Ela acrescenta que a vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, entre eles, o influenza A (H1N1).
Grupos eleitos na primeira fase da campanha
Pessoas indicadas pelo Ministério da Saúde como público prioritário na primeira fase da campanha - idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e trabalhadores da Saúde - continuam podendo receber a vacina nas USF. No ato da vacinação as pessoas devem apresentar o cartão de vacinação, para que os profissionais de Saúde possam registrar o histórico do calendário vacinal.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde


Ação foi realizada após denúncia anônima na noite desta segunda-feira (15).

Condutor perdeu o controle do veículo e se chocou contra um poste e uma mureta

Obra da unidade especializada já está com parte estrutural concluída

Temperaturas variam entre 23°C e 29°C; umidade pode chegar a 90%

Após dois rompimentos em Capela, fornecimento volta gradualmente a mais de 270 mil residências na Grande Aracaju