Agente culturais são cadastrados na Lei Aldir Blanc, em São Cristóvão | F5 News - Sergipe Atualizado

Agente culturais são cadastrados na Lei Aldir Blanc, em São Cristóvão
Mapeamento resultou em 279 artistas inscritos na cidade da Grande Aracaju
Economia 19/08/2020 12h00 |


Foi encerrado na última sexta-feira (14), o mapeamento de artistas e espaços culturais do município de São Cristóvão. Realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), o mapeamento teve objetivo de nortear as políticas públicas voltadas para a cultura no município, e também auxiliar no repasse das verbas da Lei Aldir Blanc. Ao todo, foram 279 agentes culturais cadastrados.

Estão integrando o cadastro 54 espaços culturais e 225 profissionais dos setores da música, dança, artesanato, dentre outros. A diretora de arte e cultura da Fundact, Elma Santos, detalha que o mapeamento serviu para identificar quem são os personagens culturais do município. “Além de ser uma peça importante para execução da Lei, ele é fundamental para definir as políticas públicas do município. A partir do mapeamento, nós identificamos quais são os espaços e em que categorias os profissionais atuam. Além disso, o mapeamento norteará as demandar que vamos executar para os editais”, explica.

Segundo a diretora, a partir da regulamentação da Lei Aldir Blanc, realizada pelo Governo Federal na noite da última segunda-feira (17), a Prefeitura poderá adotar um plano de ação para execução da Lei Emergencial no município. “Todos estavam aguardando essa regulamentação para que tivéssemos mais clareza de como poderíamos executar a Lei, já que alguns pontos ainda estavam vagos para os municípios e estados. Agora nós estamos iniciando esse planejamento da execução e de fato poderemos traçar um plano de ação”, relata Elma.

Democratizar

A Lei Aldir Blanc prevê que pelo menos 20% da verba deve ser utilizada na execução de editais, chamadas públicas, prêmios e afins. Pensando em construir conjuntamente esses documentos, a Prefeitura disponibilizou um formulário online para que os personagens da cultura de São Cristóvão pudessem colaborar.

Por meio dele, trabalhadores da área da Cultura, enviaram sugestões de propostas para formatação dos editais. “Pensamos em construir isso de forma democrática, ouvindo esses profissionais para que pudessem opinar e apontar o que eles entendem enquanto necessidade. Vimos que algumas dessas propostas dialogavam com o que pensávamos e agora vamos reunir isso, junto com o que temos do mapeamento e da regulamentação para elaborar os editais”, destaca a diretora de cultura.

Além disso, a Fundact permanece com canal aberto para sanar dúvidas. O contato pode ser feito pelo telefone (79) 3045-4937 (de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h) ou através do e-mail: fundact@saocristovao.se.gov.br.

Mais Notícias de Economia
ASN/reprodução
02/07/2025  19h00 Banese prorroga prazo de contratação do Credi Junino até 31 de julho
Arquivo/Agência Brasil
02/07/2025  11h10 Indústria cresce 1,8% até maio, puxada pelas atividades extrativas
Freepik
02/07/2025  10h07 Dólar sobe com guerra do IOF, emprego nos EUA e pacote fiscal de Trump
Bruno Peres/Agência Brasil
01/07/2025  16h00 Pix tem novas regras antifraude a partir desta terça. Veja o que muda
Assessoria de Comunicação
01/07/2025  16h00 Sergipano integra time de especialistas em livro sobre gestão no mercado imobiliário

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado