Bares e restaurantes: desemprego atinge cinco mil pessoas em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Bares e restaurantes: desemprego atinge cinco mil pessoas em Sergipe
Cerca de 500 estabelecimentos devem fechar as portas de vez no estado
Economia | Por Aline Aragão 14/08/2020 08h00 |


O setor de turismo, lazer e entretenimento é um dos mais abalados pela crise provocada pelo Novo Coronavírus e nessa conta estão os bares e restaurantes que, em Sergipe, somam cerca de 40 mil pessoas de carteira assinada. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (SE), cerca de 500 estabelecimentos  não têm condições de reabrir e o desemprego atinge cinco mil pessoas no segmento.

"São cinco mil empregos formais perdidos, sem contar com os informais. A gente vem dizendo ao governo o tempo todo que não tem mais como garantir os empregos. A situação está tão difícil que até quem demitir agora não vai ter como pagar as contas", lamenta o presidente da Abrasel-Sergipe, Augusto José de Carvalho.

O governador Belivaldo Chagas anunciou nesta quinta-feira (13) o início da Fase Amarela do Plano de Retomada da Atividade Econômica, e autorizou a reabertura de bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias a partir da próxima quarta-feira (19), com 50% da capacidade, seguindo todos os protocolos estabelecidos.

"Em reunião na semana passada a previsão era de reabrir dia 14, agora mudou para o dia 19 e com restrições, enquanto o governo adia, a situação só piora. Só a reabertura pode mudar o quadro atual", diz Augusto José.

A Abrasel critica as restrições impostas pelo Governo, a exemplo da proibição do sistema de rodízio nos estabelecimentos. "Que faça restrição de capacidade, distanciamento, mas restringir tipo de serviço é complicado. Imagina uma churrascaria sem o rodízio? Só vai agravar", reclama.

De acordo com pesquisa do Sebrae, em todo país 54% dos estabelecimentos tiveram perdas acima de 75% no faturamento, um cenário que preocupa o setor, ainda mais quando o processo de reabertura se apresenta de forma lenta e sem incentivos.

"Além das restrições, a gente sabe que muita gente ainda vai ficar com medo de sair de casa, então esse será um processo lento e muitos não terão fôlego para se reerguer sozinhos. Não há incentivos por parte do Governo do Estado, e cerca de 70% dos que recorreram a empréstimos não conseguiram", explica.

De acordo com o decreto do Governo, a  partir do dia 19 os estabelecimentos poderão funcionar, de terça-feira a domingo, obrigando-se a processo de desinfecção às segundas-feiras. 

Edição de texto: Monica Pinto
Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
22/12/2025 17h29 Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial; veja como consultar
Agência Brasil
22/12/2025 15h58 Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
Freepik
22/12/2025 10h36 Dólar opera estável com Focus e tarifas da China sobre UE. Bolsa recua
José Cruz/ Agência Brasil
22/12/2025 10h07 Mercado reduz previsão da inflação para 4,33% este ano
Tomaz Silva/ Agência Brasil
22/12/2025 09h00 Prêmio da Mega da Virada chega a R$ 1 bilhão
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado