Brasileiros poderão receber remessas do exterior diretamente em reais
Atualmente, destinatário paga custos de converter moeda estrangeira Economia | Por Agência Brasil 21/09/2018 07h52 |A partir de 1º de novembro, os brasileiros poderão receber, em reais, remessas enviadas do exterior por parentes e amigos, definiu o Banco Central (BC). Em circular publicada, a autoridade monetária regulamentou as transferências unilaterais do exterior sem a necessidade de conversão de câmbio depois que o dinheiro entrar no país.
Com a medida, o destinatário final poderá receber os recursos diretamente na conta corrente ou na poupança. A conversão da moeda estrangeira para reais poderá ficar a cargo do remetente, que arcará com todos os custos cambiais. A facilidade só vale para operações de transferências em caráter pessoal de até R$ 10 mil.
O serviço será facultativo. Caberá a cada instituição financeira decidir se oferece a remessa em reais. O BC esclareceu que as instituições deverão aplicar a legislação internacional entre bancos correspondentes e cumprir as medidas de segurança para prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo.
De acordo com o BC, a medida faz parte de um pacote para tornar o sistema financeiro mais eficiente e reduzir custos. Atualmente, quando os recursos enviados do exterior chegam em moeda estrangeira, o destinatário precisa convertê-los em reais, negociando a taxa de câmbio e arcando com os custos da operação. Até que a conversão seja concluída, o beneficiário não sabe exatamente o quanto receberá em reais.


Taxa de 50% dos EUA tira competitividade do arroz brasileiro, diz Abiarroz

Segmento de caminhões lidera alta com aumento de 93% no mês


No dia anterior, o dólar fechou em queda de 0,78%, cotado a R$ 5,463. Ibovespa, principal índice da Bolsa, subiu 1,04%, aos 134,5 mil pontos

Exportações e importações tiveram recordes, mas compras cresceram mais