Comércio de Aracaju tem boa movimentação nesta segunda, véspera de feriado | F5 News - Sergipe Atualizado

Comércio de Aracaju tem boa movimentação nesta segunda, véspera de feriado
Governo do Estado e Prefeitura Municipal decretaram ponto facultativo
Economia | Por Laís de Melo 06/09/2021 11h04 - Atualizado em 07/09/2021 08h05 |


Apesar do ponto facultativo decretado pelo Governo de Sergipe e pela Prefeitura de Aracaju para esta segunda-feira (6), véspera do feriado nacional da Independência do Brasil, o centro comercial da capital está funcionando a todo vapor. Nos calçadões das ruas João Pessoa e Laranjeiras, o movimento na manhã desta segunda-feira é de um dia normal. 

Para o gerente de uma loja de roupas, Clecio Correia Santos, o ponto facultativo, muitas vezes, é positivo para o comércio, pois dá a oportunidade de as pessoas irem às compras na folga. “Umas 10h30 a movimentação deve aumentar por aqui. Acredito que o dia vai ser melhor por conta do ponto facultativo, porque os funcionários públicos tendem a vir”,  disse o gerente. 

Além disso, outro ponto favorável para as vendas nesta segunda-feira é a 'Semana do Brasil', quando o varejo está com promoções e descontos de até 70%. “Aqui temos blusas a partir de R$ 10. Estamos com preços muito bons. Esse é o melhor momento para as compras”, pontua o gerente. 

Até para o comércio ambulante o movimento nesta véspera de feriado está positivo. O senhor Francisco Ferreira, mais conhecido como Boca, trabalha no calçadão há mais de 30 anos e, segundo ele, todo ano que o feriado de 7 de setembro cai numa terça ou quinta-feira, o governo decreta ponto facultativo, e mesmo assim, na opinião do comerciante, a movimentação traz boas vendas. 

“Todo dia 6 de setembro é ponto facultativo e aqui sempre está bem movimentado. Só não acontece isso quando cai numa quarta-feira, por exemplo”, disse Francisco ao F5News

Para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL), a decretação do ponto facultativo foi inadequada. Segundo o presidente da entidade, Edivaldo Cunha, o feriadão faz com que muitas pessoas viajem para outros estados, fazendo com que as vendas no comércio local enfraqueçam. 

“Nós estamos passando por uma série de dificuldades há cerca de dois anos. Portanto, não era o momento adequado de dar ponto facultativo. Essa decisão nos pegou de surpresa, porque jamais imaginaríamos que o governo faria isso num momento de crise. Estamos preocupados de que ocorra no próximo feriado, dia 12 de outubro. Portanto, vamos oficializar o governo para solicitar que não seja decretado outro ponto facultativo”, pontua Cunha. 

Ainda segundo o presidente, outra preocupação com a decretação do ponto facultativo é quanto à possibilidade de ocorrerem aglomerações e maior contaminação por covid-19. “Está uma falsa sensação de que a pandemia acabou, mas sabemos que não. Tem aí uma nova cepa perigosa em circulação, e isso nos preocupa, porque um feriadão desse vai gerar aglomeração e temos receio do comércio voltar a fechar por aumento de casos”, disse, preocupado. 

Edivaldo Cunha reforça que as lojas do centro comercial estão respeitando as regras sanitárias para evitar contaminação pela covid-19, como uso  obrigatório de máscara de proteção facial, além de álcool em gel e distanciamento social nos estabelecimentos. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
 Reinaldo Moura
26/07/2025  08h30 Pressionada por conta de luz, prévia da inflação de julho é de 0,36%
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
26/07/2025  07h00 Sergipe deve ser 3º estado mais impactado pelo tarifaço dos EUA
Reinaldo Moura/ASN
25/07/2025  19h55 Projeto Sergipe Águas Profundas terá licitação de plataformas em setembro
Aline Mussuca/Metrópoles
25/07/2025  17h09 Conta de luz ficará mais cara em agosto com bandeira vermelha patamar 2
GABRIEL PEREIRA/BANCO CENTRAL
25/07/2025  16h22 Banco Central lança moeda comemorativa de R$ 1 pelos 60 anos do órgão

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado