Fies lançará índice de atividade econômica de Sergipe
Economia 29/07/2015 10h52 |A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) lançará por meio do Núcleo de Informações Econômicas e do Gabinete de Defesa de Interesses da entidade, o Índice Sergipano de Atividade Econômica (ISAE/FIES). O lançamento ocorrerá no próximo dia 30, no auditório do bloco da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, as 19h00, durante a realização do I Encontro de Economia Aplicada de Sergipe.
Esse índice terá a função de fornecer a população um indicador que permita uma avaliação do desempenho da economia sergipana. A ideia de ter o ISAE como um indicador antecedente da dinâmica econômica de Sergipe, se faz necessária e relevante dada à defasagem de divulgação do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo IBGE e pelo fato de que com esse índice será possível avaliar dentro de um mesmo ano, a trajetória da atividade econômica.
Dentre as Federações de Indústrias do país, a FIES é a primeira a elaborar um indicador de atividade econômica. A construção desse indicador composto pelas atividades de agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços, o ISAE, é um trabalho construído pelo economista-chefe da FIES, Rodrigo Rocha, pelo professor de Economia da UFGD, Fábio Moura e do graduando em Economia e Direito, Luís Paulo Dias Miranda, que é o Coordenador do Gabinete de Defesa de Interesses da instituição.
O trabalho a ser lançado nesta semana contou com a colaboração imprescindível dos Professores do departamento de economia da UFS, Tácito Augusto Farias e Ricardo Lacerda, também Assessor Econômico do Governo de Sergipe.
Fonte: Fies


Na véspera, o dólar terminou a sessão em queda de 0,27%, cotado a R$ 5,392. Ibovespa subiu 0,56%, aos 143,1 mil pontos, e bateu recordes

Laranja se destaca com aumento de 94% no valor de produção; milho segue líder no estado

Estado teve alta de 11,7% em 12 meses, acima do país e alinhado ao avanço do Nordeste

Plano estadual prevê produção diária de 18 milhões de m³ de gás e consulta pública vai até 12 de outubro

Operação mirou lojas do Centro que vendiam eletrônicos e brinquedos irregulares