Procon Municipal disponibiliza pesquisa de itens para o Dia dos pais
Economia 31/07/2015 14h48 |Pensando nos consumidores, o Procon Municipal de Aracaju disponibilizou mais uma pesquisa comparativa de preços com a finalidade de propiciar uma economia aos cidadãos aracajuanos. Desta vez, em virtude do Dia dos Pais que se aproxima - importante data para o comércio, o órgão, por meio de sua Coordenação de Educação e Pesquisa, coletou os preços nos dias de 27 e 28 de julho de 2015, dos itens mais procurados para a data, com o objetivo de oferecer uma referência ao consumidor, através dos preços médios obtidos dentro da amostra pesquisada.
Dentre os produtos elencados na pesquisa, estão perfumes, camisa polo, camisa social, gravata, entre outros, dos mais diversos fabricantes e modelos, totalizando 28 itens pesquisados, em sete estabelecimentos comerciais, distribuídos por toda a cidade.
Em razão da quantidade de marcas e modelos ofertados pelo mercado, nem todas as lojas dispunham de todos os produtos pesquisados; fazendo parte da comparação, apenas os itens comercializados em, no mínimo, três dos estabelecimentos visitados pelos técnicos do Procon Municipal de Aracaju.
O órgão de proteção ao consumidor lembra que as variações e os preços constatados, referem-se aos dias em que foi realizado o levantamento; portanto, os valores atuais podem apresentar-se diferentes. Os preços praticados pelo mercado estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. Além disso, lojas da mesma rede podem praticar preços diferenciados.
Dicas ao consumidor
O Procon Municipal de Aracaju recomenda que, antes de comprar o presente, o consumidor faça uma pesquisa em lojas físicas, já que os preços e os modelos oferecidos podem variar bastante de um estabelecimento para o outro. Também devem ser comparadas e avaliadas, as formas de pagamento, descontos, e juros, no caso de parcelamento e eventual cobrança de frete.
É importante também que o consumidor avalie se o valor do produto, ou das parcelas, em caso de pagamento parcelado/financiado, não irá comprometer o orçamento do mês em que foi realizada a compra, nem os meses subsequentes.
O Procon Municipal de Aracaju informa que o objetivo da pesquisa é esclarecer o público e que os seus resultados não poderão ser utilizados para fins publicitários.


Na véspera, o dólar terminou a sessão em queda de 0,27%, cotado a R$ 5,392. Ibovespa subiu 0,56%, aos 143,1 mil pontos, e bateu recordes

Laranja se destaca com aumento de 94% no valor de produção; milho segue líder no estado

Estado teve alta de 11,7% em 12 meses, acima do país e alinhado ao avanço do Nordeste

Plano estadual prevê produção diária de 18 milhões de m³ de gás e consulta pública vai até 12 de outubro

Operação mirou lojas do Centro que vendiam eletrônicos e brinquedos irregulares