Sergas pretende aumentar competitividade do preço do gás natural | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Sergas pretende aumentar competitividade do preço do gás natural
Custo é apontado como entrave para ambiente de negócios no estado
Economia | Por Fernanda Araujo 31/05/2019 15h30 - Atualizado em 31/05/2019 16h14 |


Com a repercussão sobre o custo do gás natural em Sergipe sendo apontado como um dos motivos para a saída de empresas e fábricas no estado, entidades, economistas e políticos sergipanos têm questionado a política de preços da Sergipe Gás (Sergas), companhia de direito privado e sociedade de economia mista.

Recentemente, a Cerâmica Sergipe, conhecida como Escurial, no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro, determinou a hibernação da fábrica. Segundo a empresa, além dos fatores de ordem econômica, um dos principais motivos apontados para a hibernação foi o alto custo do gás natural. Mas a Sergas contestou a declaração e negou que tenha sido a responsável pela medida.

Nessa ótica, acredita-se que é preciso rever a política de preços de modo que o produto se torne mais competitivo e deixe de afastar as empresas de Sergipe. Para o economista Rodrigo Rocha, da Federação das Indústrias do estado (Fies), é preciso haver um maior diálogo entre a Sergas, Estado e série industrial - “para entender porque o gás em Sergipe é tão caro e quais os caminhos necessários para as empresas terem acesso ao gás por um custo mais baixo”, considera.

O deputado federal Laércio Oliveira também tem questionado o alto preço do gás no estado, como no país, e defende a quebra do monopólio para baixar o custo. Durante uma audiência pública realizada no último dia 22 na Câmara dos Deputados - quando se discutiu o projeto que trata de medidas para fomentar a indústria do gás - o parlamentar declarou que o assunto é de interesse para Sergipe, visto que a termelétrica em construção no estado será a maior do Brasil.

A Fies, por meio de nota publicada na semana passada, entendeu que é primordial que o Governo do Estado se alie ao Governo Federal na busca pela reindustrialização do Brasil, através de um choque de energia barata, já que o preço da energia tem forte impacto sobre o custo operacional da empresa e sobre a produtividade.

"Em especial, o custo do gás teve crescimento real de 1.200%, entre 2000 e 2018, enquanto que a inflação oficial, medida pelo IPCA, aumentou 209%, segundo dados da Abrace”, disse o presidente da Fies, Eduardo Prado de Oliveira.

Para a Fies, embora Sergipe seja um dos três maiores produtores de gás natural do Nordeste, perdendo apenas para Maranhão e Bahia, as empresas enfrentam custos altíssimos pelo uso do gás, enquanto que em Alagoas os preços são bem mais competitivos. 

Em contraponto, a Sergas nega que a entidade pratique a maior tarifa de gás natural do Brasil. Ao F5 News, a empresa disponibilizou dados, ilustrados em gráfico, com informações da diferença das tarifas praticadas (sem impostos) por tradicionais concessionárias brasileiras para um cliente industrial que consuma 52.000 m³/dia.

Com base nos dados, o Rio de Janeiro (capital e interior), e o estado de São Paulo, com preços praticados por duas companhias, tem valores consideráveis e superiores em comparação ao de Sergipe, colocando o estado em sexto lugar em relação ao preço. No entanto, em relação aos competidores da região Nordeste, como Paraíba, Alagoas e Bahia, o estado sergipano está em segundo lugar com tarifa média de R$ 1,7683.


Gráfico: Sergas

Segundo a Sergas, no caso específico do segmento industrial, a tarifa é reduzida gradualmente à medida que o consumo aumenta. A diferença tarifária entre as concessionárias, conforme a empresa, está associada ao volume de gás comercializado, à remuneração dos custos operacionais das concessionárias e aos investimentos realizados na expansão das redes de distribuição em cada concessão. 

Ainda conforme a Sergas, considerando que o custo de aquisição do gás, somado aos tributos, representa 87% do preço final do produto, a concessionária esclarece que busca alternativas de suprimento visando a redução deste custo por meio da Chamada Pública Coordenada que está em andamento. "Com isso, a expectativa é que Sergipe tenha tarifas ainda mais competitivas em relação aos outros estados, refletindo na atratividade de investimentos futuros no setor industrial", completa. 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Diego Souza
26/12/2025 17h23 Governo de Sergipe lança edital para captação de patrocínio do Arraiá do Povo 2026
Marcello Casal JR/ Agência Brasil
26/12/2025 16h10 Governo de Sergipe divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais
Rovena Rosa/ Agência Brasil
26/12/2025 07h51 Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal
Tomaz Silva/ Agência Brasil
26/12/2025 07h36 Mega da Virada: veja o que dá para comprar com prêmio de R$ 1 bilhão
Igor Matias
25/12/2025 19h00 Empresas dos setores têxtil, de calçados e vestuário têm benefício fiscal prorrogado
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado