Volta às aulas fortalece setor de papelarias e impulsiona novos negócios em Aracaju
Dados do Observatório Econômico da Prefeitura de Aracaju, demonstram a capacidade do comércio local em atender à demanda gerada por um universo de 128.005 estudantes matriculados no município Economia 19/01/2026 10h46 |A volta às aulas e a expansão do comércio local impulsionaram o crescimento do setor de papelarias em Aracaju. Em 2025, o município registrou a abertura de 30 novos estabelecimentos no segmento, elevando para 222 o número total de empresas ativas. O resultado representa um crescimento superior a 7% em relação a 2024, quando foram abertos 28 novos negócios.
Os dados são do Observatório Econômico da Prefeitura de Aracaju, com base em informações da Receita Federal, e demonstram a capacidade do comércio local em atender à demanda gerada por um universo de 128.005 estudantes matriculados no município.
Atualmente, 191 empresas atuam no comércio varejista de artigos de papelaria, enquanto 31 operam no comércio atacadista de artigos de escritório e papelaria. A estrutura empresarial do setor é predominantemente formada por pequenos negócios: 185 empresas são Microempresas (ME), o equivalente a 83,3% do total; 29 são Empresas de Pequeno Porte (EPP), representando 13,06%; e oito enquadram-se em outras classificações empresariais (3,6%).
Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Júnior, os números refletem o ambiente econômico favorável criado em Aracaju para o fortalecimento do empreendedorismo.
“O crescimento do setor de papelarias é resultado direto da retomada do consumo e da confiança dos empreendedores na economia da cidade. A volta às aulas gera impacto imediato no comércio e reforça a importância de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário.
A distribuição territorial das papelarias evidencia a capilaridade do setor na capital. O Centro concentra 36 estabelecimentos, seguido pelo bairro Siqueira Campos, com 21. Os bairros Grageru e Jabotiana contam com 12 unidades cada, além de outros 10 estabelecimentos no São Conrado, entre outras regiões da cidade, garantindo acesso aos consumidores em diferentes pontos de Aracaju.
“A gestão da prefeita Emília Corrêa tem trabalhado para criar um ambiente econômico mais atrativo, com incentivo aos pequenos negócios e segurança para quem decide empreender. Esse cenário favorece setores estratégicos, como o de papelarias, que têm forte ligação com a educação e a formação da população”, destacou.
Fonte: assessoria
