Bloco Nega Maluka animará as ruas do conjunto Bugio
Entretenimento 31/01/2013 17h09 |Por Sílvio Oliveira
No dia 09 de fevereiro, o bloco Nega Maluka comemorará cinco carnavais animando os moradores e visitantes do conjunto Assis Chateaubriand, mais conhecido como Bugio, na zona Norte de Aracaju (SE). A concentração do bloco será na rua B3, em frente à escola estadual Francisco Rosa, e percorrerá as principais ruas do bairro, tendo à frente a tradicional Nega Maluca, personagem do idealizador do bloco, Aterciano Alves.
O bloco iniciou em 2009 com o intuito de ser um cortejo de carnaval para chamar atenção quanto à prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, por ser Aterciano Alves o presidente do Grupo Homossexual do Bugio (foto abaixo). “Queria divulgar o trabalho do Grupo na comunidade, também a prevenção. Como o carnaval de Aracaju não tinha nada, e muita gente não viajou, queríamos unir o trabalho e a animação”, afirmou.
Como o Nega Maluka, em 2009 os blocos de rua passaram a surgir e a ressurgir com mais força nos bairros de Aracaju, resgatando o carnaval, a exemplo do Rasgadinho, da Confraria do Carro Quebrado, os preparativos para surgir o Bloco do Galo do Augusto Franco, além do baile do Havaí, no Iate Clube de Aracaju.
Conforme Aterciano Alves, o Nega Maluka fez parte do surgimento da nova safra de blocos e a cada ano cresce em quantidade de foliões, mas diminui em quantidade de patrocínio. “Mandamos ofício para a Prefeitura de Aracaju e não obtivemos resposta. Depois de quatro anos apoiando, o Governo do Estado já disse que não vai apoiar. Mandamos fazer as camisas e ainda não temos como pagar. Sorte que os comerciantes do bairro e os amigos nos ajudam”, disse.
Aterciano Alves, que também é agente de saúde no bairro, destacou que mesmo com as dificuldades o bloco vai ganhar as ruas do dia 09 de fevereiro. E que este ano a Nega Maluka vem com tudo, fantasiada de Pedrita.
Foto: Bloco - Divulgação
Aterciano Alves - Sílvio Oliveira


Exposições, intervenções e instalações de arte e design acontecem até o dia 15

Obras de Maria Góes resgatam lembranças do sertão sergipano em delicados bordados

Evento ocorre em 25 de outubro no Sítio Terêncio

Artista sergipano destaca identidade afro e fortalece diálogos culturais no festival

Estreias trazem ação, drama, comédia e animação para todos os gostos nos cinemas e no streaming