Cacique Chá reabre como restaurante-escola | F5 News - Sergipe Atualizado

Cacique Chá reabre como restaurante-escola
Entretenimento 16/03/2015 15h36 |


No dia em que Aracaju comemora 160 anos, um dos símbolos da capital volta a funcionar: o Cacique Chá reabrirá como restaurante-escola. A inauguração do espaço está marcada para as 17h na Praça Olímpio Campos no Centro.

Desenvolvido em parceria com o sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, o Senac Bistrô Cacique Chá funcionará como uma unidade da escola de gastronomia do Senac, no qual os alunos dos cursos de formação de culinaristas, garçonaria, e curso de turismo trabalharão em um espaço que aliará o prazer do encontro com o enriquecimento cultural.

No local funcionará também o Memorial Jenner Augusto, em homenagem ao artista de maior expressão da história contemporânea de Sergipe. Na galeria de arte montada no restaurante, diversas obras de Jenner serão colocadas em exposição sob a curadoria de Mário Brito, colecionador de obras de Jenner Augusto. O espaço funcionará com equipamentos de cozinha de alta tecnologia, para que as obras de Jenner Augusto não sofram desgaste ou danos provocados pelo preparo dos alimentos.

Na ocasião, também será lançado um livro que contará a história do lugar que é considerado o maior ponto de encontro e responsável por momentos de muita alegria para os sergipanos.


Reforma

Em julho de 2014,  o Governo do Estado entregou a reforma do Cacique Chá, que compreendeu a recuperação do imóvel e a restauração dos painéis do artista plástico sergipano Jenner Augusto. A recuperação do prédio foi uma ação executada pelo Estado de Sergipe, com recursos da ordem de R$ 319.653,66, resultado de Convênio firmado com o Ministério do Turismo.

Na ocasião, foi firmado Termo de Autorização de Uso com o Senac para transformá-lo em Café-Escola e Espaço Cultural Jenner Augusto, administrado pelo Senac, no qual as obras de Janner Augusto terão um lugar de destaque. Assim, o prédio passará a ser local de alta gastronomia, ponto turístico e de encontro, mas também um lugar de formação profissional, espaço para as artes e fortalecimento cultural do povo de Aracaju.

Cacique Chá

Fundado na década de 1950 como casa de chá, o Cacique Chá era um dos restaurantes mais finos da sociedade sergipana à época. Na década de 1980, o Cacique passou a reduto da boêmia sergipana, quando alcançou seu apogeu por reunir pensadores e artistas consagrados.

 

*Com informações da Agência Sergipe

Foto: Elisangela Valença

Mais Notícias de Entretenimento
Pixabay/Ilustrativo
12/09/2025  15h20 Confira os shows que movimentam municípios de Sergipe neste fim de semana
Festas e programações culturais e religiosas acontecem em Canindé, Dores, Pedra Mole, Tobias Barreto e Riachuelo
Divulgação/SADA
11/09/2025  17h36 SADA reúne diferentes linguagens artísticas em programação gratuita
Exposições, intervenções e instalações de arte e design acontecem até o dia 15
Reprodução
11/09/2025  17h36 Whindersson é criticado por comentário sobre trajetória de Luísa Sonza
Whindersson Nunes rebateu mencionou apoio que deu à carreira da ex-esposa no início
Kaio Espínola/Setur
11/09/2025  15h44 Mirante da 13 de Julho recebe exposição “Memórias Bordadas”
Obras de Maria Góes resgatam lembranças do sertão sergipano em delicados bordados
Divulgação
11/09/2025  12h24 Ingressos para show de Gusttavo Lima em Aracaju têm virada de lote nesta quinta
Evento ocorre em 25 de outubro no Sítio Terêncio

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado